8.10.2011

POR QUE HOMENS E MULHERES VÊEM O SEXO DE MANEIRAS TÃO DIFERENTES?

Por que homens e mulheres vêem o sexo de maneiras tão diferentes?

Homens gostam de sexo e mulheres querem amor! Existe alguma explicação para esta diferença?

 Por que os homens querem sexo e as mulheres querem amor? Com tanta liberdade, parece até estranho falar sobre isso. Mas, mesmo com a banalização do sexo, especialistas alertam: As mulheres ainda sonham e fantasiam o sexo!

“Muitos homens buscam mulheres que preencham seus requisitos como uma parceira sexual para transar, mas não com quem eles se envolveriam emocionalmente e se comprometeriam. Já para as mulheres, os requisitos para um parceiro sexual são muito semelhantes aos de um envolvimento emocional”, explica a psicóloga Mariana Plaisant.

Segundo ela, estes comportamentos tão distintos têm explicações não só na biologia, mas também na cultura: “Biologicamente falando, o papel do homem na humanidade, é garantir a continuidade da espécie humana e, por isso, tem um impulso sexual bem direcionado. Eles são os provedores e precisam dar continuidade a sua espécie. Porém, seguindo a linha de um dos maiores nomes da psicologia, C.G.Jung, acredito que a explicação para esta diferença entre os sexos, está não somente em fatores biológicos, mas também, na cultura em que o indivíduo está inserido, já que ela é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento da personalidade de cada um de nós. Somos moldados por ela e vice-versa”.

E aquela velha história de que as mulheres esperam uma ligação no dia seguinte ou fantasiam que desta vez encontraram o homem da sua vida, é totalmente verdade? “Culturalmente, nós mulheres somos criadas em busca de nossos “príncipes encantados”, vide os contos e fábulas aos quais somos apresentadas logo nos primeiros anos de vida. Isto não é negativo! Estes contos são o mais cristalino retrato da nossa estrutura psíquica. Mas, não podemos deixar de lado a importante influência destas histórias na construção da personalidade do indivíduo”, diz ela.

Contudo, se você é mulher e não está gostando nada deste assunto, uma boa notícia. Dra. Mariana conta que tal comportamento masculino pode não ser intencional: “Normalmente, o interesse direcionado apenas ao sexo não é revelado pelo homem. Muitas vezes, nem ele tem a consciência disto. Ele se sente atraído sexualmente, fica extasiado e assim que eles terminam de transar, toda sua fantasia e energia se esvaziam. Neste momento, ele cai em si e procura alguma maneira de sair daquela situação – seja virar para o lado e dormir ou ir embora”.

Diante disso, o que se pode e deve fazer é aceitar as diferenças e buscar ser feliz. Afinal, tanto o amor, quanto o sexo são quesitos essenciais na vida de qualquer pessoa, não é mesmo?

Nenhum comentário: