8.11.2011

Por uma boa memória

Alimentação balanceada é um dos pré-requisitos importantes para se ter uma boa memória

O nutricionista, Arnaldo Pinheiro, fala sobre a importância de uma boa alimentação para manter o organismo em equilíbrio.
Se, atualmente, você anda com a memória "curta", esquecendo-se de fatos recentes, tendo "brancos" constrangedores, preste atenção: sua dieta alimentar pode estar desregrada.
Costuma-se colocar a culpa na vida moderna para a pressa durante as refeições. Mas um cardápio simples e saudável pode fazer o seu dia de trabalho ficar até mais prazeroso. Um organismo bem alimentado funciona melhor, concorda?
Só para você ter uma idéia, uma substância importante, que existe em quase todos os alimentos, ajuda - e muito - na formação de membranas celulares e que atua como fonte de energia para o cérebro: a colina. Essa substância, que não é uma vitamina, é encontrada nas carnes e nos vegetais, de acordo com o nutricionista Arnaldo Pinheiro. Mas é preciso comer verduras, só olhar não adianta. Os alimentos com antioxidantes também ajudam a previnir o envelhecimento das células, como laranja e brócolis. 
E que tal comer peixe? Não precisa ser todo dia. Uma vez por semana é suficiente. O nutricionista diz que qualquer tipo é recomendável, menos o peixe cru, devido a casos de pessoas que foram contaminadas com o parasita Diphyllobothrium latum ao comerem o peixe cru ou mal cozido. A vantagem de comer peixe é que ele possui um ácido-graxo chamado ômega 3 e o mineral fósforo. O ômega 3 auxlia na oxigenação das células e o fósforo é importante fonte de energia.
O organismo humano precisa de pouca quantidade, mas precisa, de micronutrientes como selênio(combate os radicais livres) e cromo (ajuda na utilização da glicose). "Não existe uma cota dietética para o consumo de micronutrientes, mas é sempre bom tê-los na alimentação", explica Pinheiro. O selênio pode ser encontrado em grãos, sementes e frutos do mar. O cromo é encontrado em cereais integrais.
A nutrição infantil deve ser enfocada, porque é nesta fase que o organismo está em desenvolvimento e necessita de uma boa formação. O consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas pode torná-lo uma criança obesa . "O obeso é carente de micronutrientes, porque sua nutrição é pobre em variedades", diz.
Exame
Para saber quais vitaminas e minerais o organismo está carente, é preciso fazer alguns exames. "Pode ser feito o teste do cabelo, para ver a carência de minerais. Só que esse é um método polêmico, porque nem todos acreditam em seu resultado. O mais usado é o teste de sangue", explica.
Quando a falta de nutrientes começa a afetar a pele, isso é um sinal de desnutrição grave. A ausência de vitaminas do complexo B e A afetam diretamente a membrana. "Mas isso nós vemos, normalmente, em bolsões de pobreza, quando a deficiência é severa".
Alimentação diária
Veja como é simples alimentar-se bem, com dicas simples de serem encontradas no mercado (é provável que você tenha em casa) e fáceis de preparar.







Café da manhã

  • Uma fonte de leite ou seus derivados


  • Uma fonte de cereal integral (granola...)

  • Uma fruta (maçã, pêra...)










  • Lanche da manhã (colação)
    Fruta ou iogurte ou uma pequena quantidade de biscoito
    (sem gordura)







    Almoço

  • Arroz e feijão (o arroz integral é melhor)

  • Carne magra (e peixe, pelo menos uma vez por semana)

  • Salada de dois tipos (tomate e rúcula) e legume

  • (abobrinha) refogado










  • Lanche da tarde
    Pode ser semelhante ao café da manhã







    Jantar
    Pode ser um lanche: queijo magro,
    carne magra ou presunto magro, vegetais,
    frutas e suco (meio copo de suco de uma
     fruta rica em vitamina C - acerola, laranja,
    caju... Pode ser um jantar: arroz (sem feijão),
    carne branca, salada e legume.


    C




    Ceia
    Alguns alimentos ajudam a trazer o sono,
     como o leite, iogurte e a coalhada, por terem
      aminoácidos.

    Nenhum comentário: