5.24.2013

Bom para os olhos, mas ruim para os pulmões

Nutriente recomendado para portadores de degeneração macular pode causar câncer

O Dia
Rio - Nutriente indicado para evitar a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) pode levar ao câncer de pulmão em fumantes ou ex-fumantes. O alerta é de estudo do National Eye Institute, dos Estados Unidos, que mostra que altas doses de betacaroteno — presente por exemplo na cenoura e na abóbora — pode causar a doença. A recomendação é substitui-lo por luteína e zeaxantina, presentes em laranja, pêssego e brócolis.


Sucos de frutas e folhas verdes-escuras proporcionam visão saudável. Cenoura não é indicada para quem fuma
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, 60% dos brasileiros que desenvolvem a degeneração fumam ou já fumaram. “Essa descoberta é muito relevante, porque fumo e degeneração macular estão ligados. Pacientes devem alertar os médicos que ainda não sabem da substituição”.
Pesquisadores acompanharam, durante cinco anos, 4 mil pacientes com risco de desenvolver o problema ocular. Ainda segundo o estudo, a DMRI pode ser controlada com dieta especial para preservar a saúde da retina. Trata-se da combinação de seis nutrientes na dieta: vitamina C, vitamina E, zinco, cobre e, no lugar do betacaroteno indicado anteriormente, entram luteína e zeaxantina.

Doença ocular que mais gera cegueira irreparável no mundo, a DMRI é causada por manchas que surgem na mácula, pequena parte do olho responsável por 80% da visão. Idosos, pessoas com diabetes ou colesterol alto são do grupo de risco. Segundo Leôncio, mulheres também são afetadas pela degeneração. “Mulheres costumam cultuar mais a pele bronzeada e passam muitas horas se expondo ao sol, sem proteção”, explica.

Nenhum comentário: