5.23.2013

MOTIVAÇÃO


Em um mundo competitivo como o atual, manter uma equipe de trabalho em atividade constante e com bons resultados é uma questão simples de sobrevivência, da empresa e da própria equipe, enquanto ganha o pão.
A razão pela qual somos implacáveis, no sentido do crescimento, desenvolvimento, aperfeiçoamento e inevitavelmente buscamos o lucro, é o fato de que a população cresce em proporções nunca vistas e a criatividade humana cresce na mesma proporção; a nivelação dos mercados gerada pela padronização do consumo e globalização do comércio e informação faz com que em todos os campos sempre aja uma nova concorrência, buscando diferenciais, menores custos e sempre bons profissionais.
Nesta lógica qualquer empresa que não busque crescer, se aperfeiçoar e investir cada vez mais, esta fadada a ser engolida por uma que vai fazer isso.
O ritmo e o desempenho de qualquer equipe dependem do quanto ela estiver motivada para isso. Crescer deve ser objetivo comum, não só da empresa, mas também do ponto de vista individual dos membros de uma equipe. Muitas vezes, esta percepção é baseada em que: só se pode crescer com a empresa quando se sente os resultados deste crescimento também na vida pessoal. Nos tempos de hoje, onde a mão de obra qualificada é escassa, todos os meios de motivação são válidos para manter sua equipe, e em plena atividade.
O senso comum diz que sem colocar a mão no bolso empresário nenhum motiva sua equipe. Seja dando treinamentos, proporcionando viagens, fazendo festas de confraternização, pagando comissões, prêmios em dinheiro, bônus, passes, tickets, convênios, planos de saúde ou odontológicos, bolsas de estudo, folgas, academias, salas de descanso, shows, convenções, concursos, competições, liberdade para usar internet, carros, motoristas, passagens, colônias de férias, licença premio, café, geladeira, ar-condicionado, participação nos lucros. Tudo isso são formas de motivação que exigem investimentos.
Por outro lado, todos estes esforços podem surtir pouco ou nenhum efeito se não fizerem parte das necessidades e desejos dos próprios membros da equipe. Cada uma destas formas de motivação pode ter seu resultado potencializado se partir da própria equipe. Ou seja, a maior fonte de motivação está mesmo em saber ouvir, e isso pode ser feito de inúmeras formas dependendo do estilo do gestor.
Muitas vezes, quando os membros da equipe são consultados, se descobre que necessitam pouca coisa para motivá-los e em boa parte das vezes são coisas simples relacionadas a procedimentos cotidianos de trabalho, falhas no processo comunicativo da empresa, percepções que só quem utiliza um determinado sistema de normas e regras sabe onde pode ser melhorado, em certos casos mais do que quem o planejou. Um plano de carreira que valorize o lado pessoal do colaborador, aptidões e preferências.
Mas qualquer que seja a forma de motivar, uma certeza da natureza humana é a satisfação de ser ouvido, ser respeitado e incluído em processos decisórios sobre o que tange à própria vida.
Portanto antes de tentar motivar uma equipe de trabalho é indispensável conhecê-la, ouvi-la e depois atendê-la, negociando o que é possível a curto, médio ou longo prazo. Seja isso por meio de pesquisas, reuniões, caixas de sugestão, o que o gestor entender como mais viável. Todas as formas de saber da equipe o que a motiva sempre serão bem vindas.
Dimolina

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