5.24.2013

Meias de compressão ajudam na circulação do sangue nas pernas

Peça pode evitar problemas graves de saúde, como a trombose.
Veja em que casos ela é ou não indicada.

Do G1, em São Paulo
13 comentários
As meias de compressão são peças de roupas feitas para ajudar na circulação das pernas. Se usadas corretamente, elas podem prevenir uma série de doenças, inclusive a trombose, que pode levar à morte. Por isso, são indicadas para pessoas que têm algum problema de circulação.
O Bem Estar desta sexta-feira (24) falou sobre o assunto, com a participação de dois especialistas. O ginecologista José Bento e o clínico geral Alfredo Salim foram os convidados do programa.
No quadro abaixo, você vê um resumo das principais dicas sobre o uso dessas meias.
arte bem estar roupas de compressão (Foto: arte / G1)
As meias não servem para evitar as varizes – o efeito é apenas sobre as complicações decorrentes delas. As varizes surgem quando as paredes das veias ficam muito fracas, e então essas veias ficam dilatadas e tortuosas.
A ocorrência é maior em mulheres depois da puberdade, porque a produção de hormônios femininos é um agravante para a aparição do problema. A questão não é só estética – elas prejudicam a circulação da perna e podem levar à formação de coágulos. Mulheres obesas ou que usam pílula anticoncepcional têm chance ainda maior de ter varizes.
A pílula, aliás, é também um fator de risco para a trombose. Antes de começar a tomá-la, a mulher deve fazer um exame de sangue para saber se tem trombofilia – nome dado à predisposição a ter trombose.
A trombose é a formação de coágulos no sangue, muito comum nas pernas. Esses coágulos entram na circulação e podem bloquear a passagem do sangue em outras partes do corpo. Uma consequência comum é a embolia pulmonar, que pode matar.
Além do anticoncepcional, o fumo, o sobrepeso e o histórico da doença na família são fatores que indicam risco de trombose. A prevenção desse mal é a principal vantagem do uso das meias elásticas.
As meias massageiam os músculos e os vasos sanguíneos das pernas e facilitam o retorno do sangue para o coração. Outra forma eficaz de auxiliar esse retorno é exercitar sempre as pernas, principalmente a panturrilha.
 

Nenhum comentário: