5.23.2013

Ouvir ou falar ?

Comunicação Interpessoal. Ouvir ou falar?



Ouvir é melhor que falar? Sem dúvida, ouvir torna sua comunicação mais eficiente. Há várias situações em que podemos entender isso. São bem comuns os ditados: “Deus nos deu dois olhos, dois ouvidos e uma boca, para olharmos mais, ouvirmos mais e falarmos menos”. “Quem fala demais dá bom dia a cavalos”.
Mas vamos aos fatos lógicos, se você é uma pessoa que fala pelos cotovelos, com certeza não tem tempo para ouvir quem só te ouve. Quando falamos achamos que estamos nos comunicando, de fato, mas quando ouvimos e observamos também, com a diferença que a partir desta observação e atenção podemos ser mais pertinentes em nossas colocações. É uma questão de contexto, onde estou e quem são estas pessoas, como elas estão reagindo, qual a atenção e interesse que estão demonstrando no que acabo de dizer, estão entendendo? O que elas pensam sobre isso?
Afinal, quem você prefere ter por perto alguém que te ouve ou alguém que só te fala? Buscar o equilíbrio deve ser uma meta incessante a cada diálogo. Dar uma pausa, esperar que as pessoas concluam o que estão dizendo é também uma questão de respeito. Uma vez meu pai me aconselhou: Você tem poucos amigos por que só você fala, comece ouvir um pouco mais e veja se isso melhora, não só melhorou como mudou minha vida (rs).
Outra experiência interessante e um tanto intuitiva: Se em um diálogo ou conversa você tentou contar alguma coisa e foi interrompido por duas vezes, não tente a terceira, pois pode ser desastroso, se não chamou a atenção nas duas primeiras vezes, é por que na roda a poucas referências entre as pessoas que te ouvem sobre o que pretendia dizer, ou seja, isso aumenta as chances de não ser pertinente.
“Um olhar diz mais que mil palavras” outro ditado da sabedoria popular que tem um forte apelo comunicacional, não é nada agradável conversar com pessoas que não nos olham nos olhos. O olhar evasivo não inspira confiança: “Olhe nos meus olhos e diga que não me traiu!” a menos que você seja um ótimo ator é muito difícil mentir encarando seu interlocutor.
Então olhar e ouvir são melhor que falar? Não, mas uma coisa não deve existir sem a outra. Uma pessoa que nunca diz nada dificilmente será lembrada por outro motivo se não pelo seu silêncio.
Ser parcimonioso em sua fala faz com que tenha tempo de refletir e dizer a coisa mais acertada, sem contar que permite que seja mais claro em suas colocações. Escolher as palavras é uma forma de ser melhor entendido, de acordo com quem te ouve. Mas pode não ser uma tarefa fácil se você simplesmente está mais preocupado em falar do que em ouvir.
Existe uma situação bem simples que nos permite avaliar como somos nesta questão: Quando somos apresentados a alguém nossa preocupação em dizer nosso nome na maioria das vezes é maior do que em ouvir o nome da pessoa apresentada. Se você não lembra mais o nome de quem acabou de ser apresentado a você, pode ser que seja destas pessoas que está muito mais preocupa com si mesmo, do que com os outros.
Dimolina

Nenhum comentário: