5.05.2013

Pesquisa revela por que colo de mãe acalma choro de bebê

Traço remanescente da evolução da espécie faz criança reduzir batimentos cardíacos quando embalada

Característica também está presente em outros mamíferos, como camundongos, leões e esquilos


Estudo mostra que calma de bebê no colo da mãe é um traço da evolução da espécie
Foto: Agência O Globo
Estudo mostra que calma de bebê no colo da mãe é um traço da evolução da espécie 
Cientistas japoneses dizem ter desvendado por que os bebês relaxam e param de chorar quando são pegos no colo. A explicação é que um instinto criado durante a evolução de nossa espécie faz a frequência cardíaca dos bebês cair rapidamente quando são embalados no colo da mãe, o que causa uma profunda sensação de calma e relaxamento, numa ação coordenada de funções motoras, cardíacas e do sistema nervoso.
Os resultados, publicados na revista “Current Biology”, podem ajudar os pais que têm dificuldade para acalmar seus bebês, afirmam os cientistas em declaração ao jornal britânico Daily Mail.
- Esta resposta infantil reduz o trabalho da mãe e é benéfico tanto para ela quanto para a criança - disse cientista chefe da pesquisa Kumi Kuroda, do Instituto Riken de Ciência do Cérebro do Japão.
Os pesquisadores acreditam que a resposta calmante ao colo é um traço de sobrevivência preservado pela evolução em muitos mamíferos, incluindo leões e esquilos.
A pesquisa envolveu medir a atividade elétrica cerebral em bebês humanos e filhotes de camundongos. Quando os roedores bebês são carregados por suas mães, eles adotam uma postura compacta característica, com os membros flexionados e param de emitir seus gritos agudos.
Em camundongos, a resposta calmante dependia do tato e da capacidade de perceber o movimento do corpo. As descobertas podem ter implicações importantes para pais, dizem os cientistas.
- Essa compreensão adequada das crianças pode reduzir a frustração dos pais - disse Kuroda.
O texto da pesquisa esclarece: "Embora nosso estudo tenha sido feito sobre as mães, acreditamos que o efeito pode ser alcançado por qualquer cuidador principal”.

Nenhum comentário: