5.10.2013

Chás são bons para aliviar sintomas da gripe; veja mais receitas de mãe

Açúcar queimado também é uma medida eficaz e que pode aliviar a tosse.
Médicos dão dicas também para melhorar dor de garganta e dor de ouvido.

Do G1, em São Paulo
7 comentários
Mãe consegue curar quase tudo. Além do carinho e amor que elas dão aos filhos, as mães têm também diversas receitas caseiras para aliviar dor de garganta, dor de ouvido, febre, gripe e vários outros problemas de saúde. Mas será que tudo isso funciona?
No Bem Estar desta sexta-feira (10), a pediatra Ana Escobar explicou que alguns métodos das mães são realmente eficazes, como por exemplo, os chás contra gripe.
Segundo a médica, o chá consegue hidratar o corpo e aliviar o mal-estar que a criança sente naquele momento - se for um chá com alho, faz bem também porque o alho tem propriedades que podem combater o vírus.
O mel também é eficiente contra a gripe porque hidrata a mucosa. O clínico geral Arnaldo Lichtenstein explicou também que chás com guaco, camomila também são bons para melhorar os sintomas do vírus.
Gripe (Foto: Arte/G1)
Veja abaixo mais algumas receitas de mãe que podem ou não funcionar:
Para dor de ouvido: muita gente acredita que colocar azeite quente funciona, mas a pediatra Ana Escobar alerta que nada deve ser colocado no ouvido.
O melhor, em caso de dor, é usar uma bolsa de água quente ou um pano quente porque o calor provoca uma vasodilatação da região e melhora a inflamação. Segundo a pediatra Ana Escobar, o álcool só deve ser colocado no ouvido para retirar o excesso de água, que muitas vezes fica acumulada e provoca dor. Nestes casos, a dica é  pingar uma gota de álcool porque ele puxa a água, retida entre a cera e o tímpano.
Para tosse e dor de garganta: cravo, canela e limão não funcionam para aliviar esses problemas. O que realmente funciona é o açúcar queimado ou o mel, que hidratam a mucosa e aliviam a dor, como mostra o vídeo ao lado.
A pediatra Ana Escobar dá a dica de levar ao fogo uma colher de sopa de açúcar e, quando estiver derretido, colocá-lo em meio copo de leite. Além de aliviar a tosse, o leite quente também acalma. Colocar um pano com álcool e água no pescoço também pode melhorar a dor de garganta porque esquenta a região e provoca uma vasodilatação.
Para melhorar a respiração: muitas mães acreditam que banho de eucalipto ajuda a criança a respirar melhor, mas isso é um mito. De acordo com os médicos, o eucalipto não abre as vias aéreas e algumas crianças podem ter alergia e até sofrer com o efeito contrário - os brônquios se contraem e a passagem de ar no nariz fica reduzida.

Para dor de barriga: chá de boldo não é eficaz e pode ter interação com medicações e causar até problemas no fígado. O chá de camomila pode dar uma sensação de conforto por causa da água quente, como mostra o vídeo ao lado. A dica do clínico geral Arnaldo Lichtenstein é colocar uma bolsa de água quente na região da barriga para melhorar a dor.


Para dor de cabeça: pano com água morna não funciona para dor de cabeça, mas sim para dor de ouvido e também para cólicas da criança porque o calor na barriga aquece o intestino e alivia o incômodo. A dica da pediatra Ana Escobar é, se for usar o pano, colocá-lo na região do pescoço e não na testa.


Para febre: pano com álcool e água também não é capaz de baixar a febre; a dica da pediatra Ana Escobar é colocar a criança em um banho morno, não gelado.
Intuição de mãe
Elas nunca se enganam e conseguem saber tudo o que acontece com os filhos. O repórter Phelipe Siani foi conhecer a história da consultora de moda Margarida, mãe do Márcio. Ela diz que, quando sente uma sensação na barriga, é sinal de que alguma coisa estranha está acontecendo.
Quando o filho tinha 6 anos, Margarida começou a sentir essa sensação e passou a perceber que Márcio estava bebendo muito líquido, então ela resolveu procurar ajuda. Todos os médicos diziam que a criança estava bem, mas a mãe sentia que algo estava errado. Em uma noite, o filho passou mal e, ao chegar no hospital, Margarida descobriu que ele estava entrando em coma diabético.
Atualmente, com 29 anos, Márcio mudou toda a dieta e teve que se habituar com as medições de açúcar no sangue e com as injeções de insulina.  E, agora, mais do que ninguém, ele não duvida mais das intuições de sua mãe. Veja na reportagem, no vídeo acima.
Dieta nostra
A Jenifer, mulher do Rodrigo, personagem da série 'Dieta Nostra', mostrou no Bem Estar desta sexta-feira (10) uma receita que aprendeu da sua mãe para não chorar ao cortar a cebola - a dica é lavá-la antes, beber um copo de água e segurar a água na boca enquanto corta a cebola. Ao cuspir a água, o gosto todo da cebola sai junto e, segundo a Jenifer, é por isso que não saem as lágrimas. Será que funciona? Veja no vídeo.

Nenhum comentário: