Especialista alerta que produtos fazem bem à saúde e à forma física, desde que associados a exercícios e dieta saudável
POR Beatriz Salomão
Rio -
Considerado vilão por uns e poção mágica por outros, o suplemento
alimentar não faz mal, mas não age sozinho. O segredo para alcançar
corpo sarado e boa saúde está na combinação do produto com alimentação
balanceada e exercício físico regular.A dica é do presidente da Federação Internacional de Bodybuilding, Rafael Santoja. Formado em Farmácia e especialista em Nutrição Esportiva, ele alerta que os suplementos só fazem efeito se o usuário tiver alimentação adequada.
Ana Lucia malha muito e usa suplementos, com indicação de nutricionista, para ajudar no rendimento | Foto: Divulgação
Ele classifica os aminoácidos como “o suplemento do século XXI”, já que são responsáveis por formar as proteínas no organismo. De acordo com Rafael, o aminoácido chamado fenilalanina ajuda a controlar o funcionamento da tireoide e preserva os vasos sanguíneos.
Já glutamina ajuda no crescimento muscular e a lecitina atua na proteção do sistema nervoso. Sobre o uso da substância, o especialista alerta que não pode substituir refeições. “Todos podem usar suplementos, mas somente o médico pode receitar, de acordo com a necessidade da pessoa”, recomenda.
Uma força no rendimento
Ex-atleta, Ana Lucia de Brito, 44 anos, usa suplementos para ajudar no rendimento físico. Ela malha cinco dias por semana na academia Acqua Fitness, e começou a usar os produtos após indicação do nutricionista. “Tenho uma alimentação balanceada e evito refrigerante. A suplementação ajuda na disposição e no ganho muscular”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário