11.24.2013

Anticoncepcional aumenta risco de glaucoma, afirmam cientistas

  • Mulheres com mais de 50 anos e que tomam contraceptivos por um longo período devem fazer exames periódicos nos olhos

ANAHAD O'CONNOR, do New York Times


Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais por mais de três anos devem ir ao oftalmologista regularmente a partir dos 50 anos
Foto: Simone Marinho / Agência O Globo

Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais por mais de três anos devem ir ao oftalmologista regularmente a partir dos 50 anos Simone Marinho / Agência O Globo
SÃO FRANCISCO - Mulheres que usam contraceptivos orais durante muitos anos devem ir ao oftalmologista com mais frequência à medida que envelhecem. Uma pesquisa do “National Health and Nutricion Examination Survey“ (instituto de pesquisa americano), conseguiu relacionar o uso das pílulas com o maior risco de desenvolver glaucoma em mulheres acima de 50 anos.
Os pesquisadores alertaram que suas descobertas não devem desencorajar as mulheres a usar contraceptivos orais, uma vez que o risco de glaucoma ao longo dos 40 anos continua a ser bastante baixo. No entanto, eles alertam que os médicos devem estar cientes da ligação, e que as mulheres que utilizam o método de controle devem aumentar os cuidados com sua saúde ocular.
O glaucoma é uma doença degenerativa do olho que pode causar cegueira se não tratado. Os cientistas ainda não sabem explicar qual o papel do anticoncepcional no desenvolvimento do glaucoma, mas acredita-se que estaria ligado à falta do hormônio estrogênio na mulher.
O estrogênio está presente nos receptores das células do nervo óptico e ele desempenha um papel importante de proteção dos olhos do declínio relacionado à idade. Pesquisadores descobriram anteriormente que as mulheres que entram na menopausa mais cedo ou tomam medicamentos que bloqueiam o estrogênio, como drogas usadas contra o câncer de mama, também têm um elevado risco de glaucoma.
A forma mais comum da doença, chamado de glaucoma de ângulo aberto, é causada pelo entupimento gradual dos canais de drenagem, criando um acúmulo de pressão dentro do olho.
O estudo analisou dados de 3.406 mulheres com idade superior a 40 anos que foram acompanhadas por muitos anos, como parte do curso Nacional de Saúde do “Nutrition Examination Survey“, que é realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. As mulheres foram submetidas a exames oftalmológicos regulares e responderam a perguntas sobre sua saúde reprodutiva e histórico médico.
As mulheres que relataram ter usado pílulas anticoncepcionais de qualquer espécie por três anos ou mais tinham um risco de 5% de desenvolver glaucoma, em comparação com um risco de cerca de 2,5% da população geral, disse Shan Lin, professor de oftalmologia clínica e diretor do serviço de Glaucoma da Universidade da Califórnia, em São Francisco.
Lin afirmou que os resultados eram preliminares e mostraram apenas uma correlação, e não uma causalidade. Mas, ele deve ser analisado em conjunto com dados de estudos anteriores que sugeriram a relação entre os níveis de estrogênio e o desenvolvimento da doença.
Dois anos atrás, um grande estudo publicado na revista “Eye“ analisou dados de aproximadamente 80 mil mulheres que foram seguidas por três décadas. As mulheres que relataram o uso de pílulas anticoncepcionais em qualquer momento de suas vidas não tinham um elevado risco de glaucoma. Mas aquelas que tinham usado especificamente por cinco anos ou mais, apresentavam um risco moderadamente elevado da doença.
- Acreditamos que a presença de estrogênio ajuda a manter as células vivas - disse Louis Pasquale, autor do estudo e professor de oftalmologia na Harvard Medical School, em Massachusetts. - Assim, as coisas que acontecem com as mulheres ao longo de sua vida e reduzem seu estrogênio aumentaria o risco porque o glaucoma é uma doença degenerativa.
Segundo Pasquale, os investigadores estão trabalhando no desenvolvimento de agentes tópicos para os olhos que poderiam imitar o efeito protetor do estrogênio. Essas drogas, no entanto, apenas foram testados em animais, e eles estão uns dez ou 15 anos distantes de testes em humanos.
Oftalmologistas geralmente recomendam exames de vista anuais para pessoas com 65 anos ou mais. Mas pessoas que têm diabetes ou um histórico familiar de doenças oculares devem começar as sessões mais cedo, e as mulheres com uma história de uso de pílulas de controle de natalidade por longos períodos podem ser aconselhadas a começar mais cedo também.
- Eu acho que, acima de tudo, as mulheres precisam estar cientes de que pode haver uma ligação entre a sua saúde reprodutiva e seus olhos - alertou Pasquale. - Enquanto elas não devem necessariamente tomar decisões sobre sua saúde reprodutiva com base no que pode acontecer com seus olhos, precisam passar por exames periódicos se tomam anticoncepcionais por bastante tempo ou têm menopausa precoce.

Nenhum comentário: