Uma lista de tudo aquilo que você deve ler com muita atenção no rótulo de alimentos congelados.
Conservantes
São usados para aumentar a vida útil do alimento, ou seja, fazer com que durem mais e não sejam atacados por algum micro-organismo. Alguns exemplos que você encontra facilmente nos rótulos e são bastante utilizados são ácido benzoico, dióxido de enxofre e nitratos e nitritos.
Flavorizantes e aromatizantes
Dão a sensação de que o alimento é mais gostoso, intensifcando o sabor e o cheiro. Muito usados em salgadinhos chips, que têm sabores como queijo e churrasco. O realçador de sabor glutamato monossódico é usado na maior parte dos ultraprocessados.
Corantes
Dão ou realçam a cor dos alimentos como presuntos e balas de goma. Muitos corantes usados no Brasil são proibidos em outros países. Pesquisas dizem que alguns induzem à hiperatividade infantil, como os corantes amarelos crepúsculo, quinolina e tartrazina.
Fique atento em relação aos congelados:
Pesquisas mostram que nossa sensação de saciedade é afetada com o consumo dos congelados. Além de ser mais difícil parar de comer, deixamos de identificar sabores naturais.
- Os congelados têm alto poder calórico, mas a energia é zero. Durante o processamento, perdem os nutrientes e mantêm as calorias. Por isso, eles não nutrem.
- Os congelados contêm substâncias que deixam nossos sentidos exacerbados e têm sabor artificial exagerado.
- Os congelados são alimentos altamente disponíveis para consumo. Em geral, vêm embalados em plásticos, caixas, latas ou conservas e estão prontos ou semiprontos para você comer.
- Os congelados contêm excesso de sal, açúcar, gorduras e substâncias químicas, como conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário