11.24.2013

Obama diz que acordo nuclear com o Irã torna o mundo mais seguro


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou neste sábado (madrugada de domingo em Brasília) que o acordo fechado em Genebra sobre o programa nuclear iraniano "torna o mundo mais seguro".
Obama confirmou que o acordo congelará durante os próximos seis meses o programa nuclear do Irã com o objetivo de que este seja "completa e exclusivamente para objetivos pacíficos".
Acordo com Irã foi 'erro histórico', diz premiê de Israel; veja repercussão
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, confirmaram esta noite da capital suíça que o G5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China mais Alemanha) fechou um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear.
"Temos um acordo", escreveram igualmente no Twitter o ministro iraniano e o porta-voz de Ashton, Michael Mann.

Keystone, Martial Trezzini/AP Photo
Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia; Mohammad Javad Zarif, ministro iraniano das Relações Exteriores do Irã; e Wang Yi, ministro chinês de Relações Exteriores
Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia; Mohammad Javad Zarif, ministro iraniano das Relações Exteriores do Irã; e Wang Yi, ministro chinês de Relações Exteriores
Os máximos responsáveis das Relações Exteriores das seis potências viajaram para Genebra em outra nova rodada de negociações que se estendeu até altas horas da madrugada por causa dos detalhes mais delicados.
O vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse quase no final do dia que 98% do acordo estava fechado, mas também reconheceu que os "assuntos restantes são difíceis e precisavam da tomada de importantes decisões".
Diversas fontes, incluindo iranianas, confirmaram que o último tema importante de divergência estava relacionado com o funcionamento do reator nuclear de Arak (noroeste do Irã), que está em construção e poderia produzir plutônio, elemento capaz de substituir o urânio enriquecido na fabricação de uma bomba atômica.
Além disso, outro ponto fundamental tinha a ver com as medidas que o Irã terá que tomar para garantir a natureza pacífica de seu programa nuclear, com uma ênfase particular no enriquecimento de urânio a 20%.
COMISSÃO
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que uma comissão conjunta será a encarregada de verificar a implementação do acordo fechado neste domingo com um grupo de seis potências.
Em entrevista coletiva, Zarif se declarou confiante de que este acordo "vai na direção correta" para restaurar a confiança de quem suspeitava que suas atividades nucleares pudessem ter fins militares.
No entanto, acrescentou que se trata de "um primeiro passo" e que agora todas as partes devem continuar trabalhando juntas "e sobre uma base de igualdade e respeito mútuo" para garantir este resultado a longo prazo.

Nenhum comentário: