11.13.2013

Parque diz que coelhos podem virar alimento no Zoológico de Brasília

Alto números de animais pode causar desequilíbrio ambiental, diz gestor.
Zoonoses faz estudo para definir destino dos animais, afirma secretaria.



Coelhos devem virar alimento em zoo no DF (Reprodução/TV Globo)

Porque que cachorros não podem ser sacrificados e coelhos podem?
 

Coelhos que habitam o Parque Olhos D'água, em Brasília, deverão ser retirados do local pelo governo do Distrito Federale podem virar alimento de animais no Zoológico da capital federal, segundo a administração do local. Segundo o GDF, a lei não permite animais exóticos em uma unidade de conservação.
O responsável pelo parque, Edeon Vaz, diz que o Zoo de Brasília é um dos prováveis destinos dos coelhos. Ele afirma que a presença dos bichos pode causar um desequilíbrio ambiental no local.

“Esses coelhos vão ser coletados. Existem várias destinações, uma delas o próprio Jardim Zoológico. Eles vão servir de alimentos mesmo para felinos e outros animais.”


Vaz diz também que a presença dos bichos pode aumentar a proliferação de ratos. O administrador não informou o número de coelhos no local.

“Existe também um problema ligado ao hábito das pessoas alimentarem esse animal, e esse alimento não só o coelho vai consumir, mas também vai despertar o interesse de outros animais que não são de interesse da sociedade.”

Segundo a Secretaria de Saúde, uma equipe de técnics do Centro de Zoonoses está fazendo um estudo de logística para definir a forma de captura e para onde serão levados os animais. A pasta informou que ainda não há previsão para a retirada dos animais.

Um dos frequentadores do parque, Raphael Rios, disse que percebeu um aumento muito grande no número de coelhos no local. “Seis animais foram colocados inicialmente. A multiplicação é uma progressão geométrica. Hoje em dia não tenho a menor ideia de quantos tem.”
 

Nenhum comentário: