4.19.2015

Cacho é bonito e lucrativo

Após longa era de alisamentos, indústria de cosméticos volta seus olhos para cabelos crespos

STEPHANIE TONDO
Rio - ‘Black is beautiful”, decretava Marcos Valle na canção imortalizada por Elis Regina nos anos 1970, auge do movimento Black Power. Hoje, após uma longa era de alisamentos e formol, os cachos e cabelos crespos voltam à cena com ainda mais força. A indústria de beleza — que há muito tempo ignorava este segmento — correu atrás e lança a cada dia novos produtos especializados para esses fios e tratamentos que podem custar até R$ 500 cada um.
A estudante Tainá Cristina Quitério, 21 anos, alisava o cabelo desde os cinco anos e parou há oito meses. “Nunca tinha visto o meu cabelo natural. Minha mãe sempre alisou. Quando eu parei, ela parou também. Estou gostando do resultado. Antigamente era muito difícil encontrar produtos para o cabelo, mas hoje em dia é bem mais fácil, em qualquer farmácia encontro”, comemora.
Após longa era de alisamentos, indústria de cosméticos volta seus olhos para cabelos crespos
Foto:  iStockphoto
Para a assistente social Bianca Lessa, 37, que deixou de alisar os cabelos há dois anos, houve uma mudança cultural. “A gente era muito cobrada. A sociedade queria um cabelo comportado. Fui estimulada a mudar por um movimento de várias mulheres, que têm inclusive grupos nas redes sociais, e incentivam os cachos. É mais do que moda, é um posicionamento político, é um movimento de empoderamento da mulher, de se permitir ser do jeito que a gente é”, afirma. 
Atenta a essa mudança de paradigmas, a TRESemmé lançou na semana passada sua primeira linha para fios crespos, em campanha estrelada pelas artistas Negra Li, Paula Lima e Pathy Dejesus, além de blogueiras como Rayza Nicácio. “Existia no mercado uma carência de produtos específicos para esses cabelos. Não havia uma conversa direta com a consumidora, que não se enxergava nas comunicações direcionadas a quem tem cabelos cacheados, por exemplo”, explica Marília Zanoli, gerente de marketing da marca.
Pioneira em tratamento de cabelos cacheados no Rio, a rede Beleza Natural manteve o crescimento, mesmo com aumento na concorrência. Segundo Leila Velez, sócia-fundadora da marca, em dois anos houve aumento de 16 para 31 unidades dos salões.
“O mercado está cada vez mais competitivo, então quem oferece um diferencial ganha o seu devido destaque. Além do tratamento Super Relaxante, que é o nosso carro-chefe, lançamos recentemente uma inovação, o bn.Cor. Trata-se de uma coloração específica para o fio cacheado e crespo, que é um tipo mais delicado, fácil de quebrar”, conta a empresária.
Sócia-diretora da rede de salões Lunablu, Soraia Ferretti afirma que atende a dois públicos muito distintos: “Têm aquelas que mantêm o volume mais controlado e fazem relaxamento, e outras que querem o black total. Temos muitas clientes que aderiram ao black e conseguem abusar da cor, fazem luzes. Como o cabelo não tem mais química, conseguem pintar e manter hidratado”.
Ela pondera, no entanto, que o mercado ainda é tímido quando se trata de cabelos crespos e cacheados. “Trabalhei durante 17 anos na indústria cosmética e ficava indignada em ver como eles não enxergavam esse mercado. Os poucos produtos que eu encontrava continham muito óleo, glicerina, que deixavam o cabelo pesado, mas ressecado. Hoje melhorou, houve uma mudança na fórmula dos produtos, mas ainda faltam opções”, critica.
Da esq. para a dir. Black Power nos anos 70 , campanha da TRESemmé para linha de cabelos crespos, e acessórios Lulu e Lili
Foto:  Divulgação
Para a treinadora da Sephora, Cinthia Cesário, o aumento na procura pode fazer com que o mercado evolua. “Notamos um movimento forte por parte de mulheres em expressar sua personalidade pelo penteado e isso inclui a valorização da beleza natural dos cachos e ondas. Este novo comportamento se reflete nas escolhas de produtos para cuidados pessoais. Cada vez mais as marcas de cabelos lançam produtos que permitem alcançar todos os fios”, avalia. 
Estilista da marca Yellow de tratamento para cabelos, Roberto Martins já começou a perceber mudanças. De acordo com ele, muitas empresas lançaram ou rejuvenesceram produtos destinados aos cabelos cacheados e crespos. “É um fio que requer cuidados especiais para que permaneça forte, hidratado, nutrido e saudável”, diz.
Outro fator que ajuda a valorizar esse tipo de cabelo são os acessórios. “Existe um mercado grande de faixas, flores e turbantes”, conta Bianca Lessa. Quem apostou nesse segmento foi a empresária Renata Morais, que criou a Lulu e Lili Acessórios, com produtos dedicados à temática afro para todas as idades.

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