4.24.2015

Aplicativos que ajudam na Dieta

Apps de dieta ajudam, mas orientação é essencial

Pesquisas concluem que aplicativos ajudam no monitoramento da dieta.
Acompanhamento profissional, porém, continua sendo importante.

Mariana LenharoDo G1, em São Paulo

Também é um contador de calorias que ajuda o usuário a acessar informações nutricionais sobre os alimentos ao escanear o código de barras do produto. O usuário registra sua alimentação e suas atividades físicas como em um diário e é informado sobre quantas calorias ainda pode consumir
A psicóloga Jully Fortunato Buendgens, de 33 anos, foi dos 90 kg aos 60 kg; ela teve ajuda de um aplicativo durante 6 meses da dieta (Foto: Jully Fortunato Buendgens/Arquivo Pessoal)A psicóloga Jully Fortunato Buendgens, de 33 anos, foi dos 85 kg aos 60 kg; ela teve ajuda de um aplicativo durante 6 meses da dieta (Foto: Jully Fortunato Buendgens/Arquivo Pessoal)
Uma busca rápida por programas de emagrecimento nas principais lojas de aplicativo revela dezenas de opções para o usuário. No momento em que 52,5% da população brasileira está acima do peso, os aplicativos de dieta podem ser uma ferramenta interessante de estímulo à alimentação saudável. Mas a orientação de um médico ou nutricionista continua essencial para personalizar as recomendações, dizem os especialistas.

Monitoramento facilitado 
A eficácia do uso dos aplicativos já foi testada pela ciência. Um estudo da Universidade do Estado do Arizona publicado em 2014 pelo “Journal of Nutrition Education and Behavior”, por exemplo, concluiu que o uso do aplicativo "Lose It!", popular nos Estados Unidos, aumentou de forma considerável a persistência dos participantes. Eles conseguiram registrar o que comiam com mais fidelidade em comparação aos que usavam papel e caneta para anotar seu cardápio.
O endocrinologista Marcio Mancini, da Sociedade Brasileira Endocrinologia e Metabologia - Regional São Paulo (SBEM-SP), observa que o mecanismo da maior parte desses aplicativos é o de registrar sua própria alimentação diária e monitorar a quantidade de comida ingerida.
“O paciente que se automonitora, tanto no registro dos alimentos como nas pesagens, acaba tendo resultados melhores. E o aplicativo só vem facilitar o registro”, diz. “É mais fácil apertar o botãozinho, que já vai fazendo a conta de quanto já foi consumido, do que pegar o papel e fazer na mão.”
O risco, segundo ele, são as orientações generalizadas feitas pelos aplicativos, que podem não ser válidas para todos. Essa também é a opinião do nutricionista Alessandro Aguiar de Oliveira, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. “A maioria propõe uma programação de perda de peso de até 8 kg por mês, quando o indicado é perder de 3 a 4 kg no máximo. Eles também não levam em conta se a pessoa tem alguma patologia como diabetes, por exemplo.”
Menos 25 kg com ajuda de app
Jully, que tem 1,67 m de altura, perdeu 25 kg em dieta (Foto: Jully Fortunato Buendgens/Arquivo Pessoal)Jully, que tem 1,67 m de altura, perdeu 25 kg em dieta (Foto: Jully Fortunato Buendgens/Arquivo Pessoal)
Os que já experimentaram veem pontos positivos e negativos. A psicóloga Jully Fortunato Buendgens, de 33 anos, vivia sob o "efeito sanfona" desde a adolescência. Já estava cansada de oscilar de peso quando resolveu adotar uma dieta de baixo nível de carboidrato há três anos. Foi nessa época que descobriu o aplicativo “Fat Secret”, que ajuda a contar calorias.
Ela diz que o aplicativo foi fundamental em sua reeducação alimentar. “Sou acompanhada por nutricionista e nutrólogo. Mas eles não têm tempo de explicar cada alimento. Dão um quadro geral. O aplicativo serviu para derrubar alguns mitos. Achava que quando comia uva, por exemplo, estava abafando. Descobri pelo aplicativo que tem muito açúcar. Aprendi também o quanto as frutas vermelhas têm substâncias positivas e baixíssimo carboidrato”, exemplifica.
Jully, que é autora do blog “A última dieta da minha vida”, usou o app durante 6 meses. Depois disso, conseguiu continuar a alimentação saudável sem a ajuda da ferramenta. “Com o aplicativo, a gente fica muito focada na dieta. A longo prazo, isso pode fazer com que esse foco todo seja prejudicial, que você vire a chata da dieta. Se cada vez que eu for comer uma banana, tiver que pesar para saber quantos gramas tem, isso vira uma neurose”, diz.  Ao todo, Jully perdeu 25 kg desde que começou a dieta: foi dos 85 kg aos 60 kg.
A nutricionistra Camila Wildberger Lisboa testou aplicativo para verificar se era seguro (Foto: Camila Wildberger Lisboa/Arquivo Pessoal)A nutricionistra Camila Wildberger Lisboa testou
aplicativo para verificar se era seguro (Foto: Camila
Wildberger Lisboa/Arquivo Pessoal)
Sem acompanhamento, é arriscado
A nutricionista Camila Wildberger Lisboa também resolveu testar um desses aplicativos, o “My Fitness Pal”. A ferramenta chamou sua atenção quando sua irmã começou a usá-lo e perdeu 5 kg em pouco mais de dois meses.
Ela viu como positivo o fato de esse aplicativo funcionar como uma rede social e poder servir como uma ferramenta para ser usada entre o nutricionista e seus pacientes. “Você pode acompanhar todo o cardápio de quem está na sua rede. Assim é possível que um nutricionista acompanhe a evolução do paciente pelo aplicativo”, diz. "Para o nutricionista, é excelente, pois é um diário de tudo o que o paciente comeu", acrescenta.
Camila alerta que fazer a dieta sem acompanhamento, porém, é arriscado. “Coloquei os meus dados e o aplicativo calculou uma dieta de 1.200 calorias para mim. Sei que isso é muito pouco. Desse jeito, ele pode incentivar as pessoas a fazerem uma dieta hipocalórica que pode ser prejudicial.”
Veja os aplicativos de dieta gratuitos que estão entre os mais baixados atualmente na loja de aplicativos App Store, da Apple, no Brasil:
Dieta e Saúde
Aplicativo Dieta e Saúde propõe emagrecimento com base na dieta dos pontos (Foto: Reprodução)Aplicativo Dieta e Saúde propõe emagrecimento com base na dieta dos pontos (Foto: Reprodução)
Trata-se de um programa baseado na dieta dos pontos. Cada alimento vale um número determinado de pontos e o usuário tem um limite de pontos que pode consumir durante o dia. Para seguir o programa, basta registrar tudo o que se come e ver quantos pontos ainda pode consumir. Existe a opção de o usuário pagar uma assinatura do programa Dieta e Saúde e ter acesso a mais recursos do aplicativo.
TecnoNutri
Tecnonutri está entre os aplicativos de dieta mais baixados na loja de aplicativos App Store, da Apple (Foto: Reprodução)Tecnonutri está entre os aplicativos de dieta mais baixados na loja de aplicativos App Store, da Apple (Foto: Reprodução)
Neste aplicativo, o usuário define qual dieta quer seguir e o aplicativo avisa quando e o que a pessoa deve comer. Com base nos dados do usuário, o app define quantas calorias diárias ele deve consumir. A ferramenta também se baseia no princípio de registrar todos os alimentos consumidos. Com esse registro, o programa pode criar uma pirâmide alimentar para verificar se os nutrientes estão distribuidos corretamente. Segundo o desenvolvedor, o banco de dados do app tem os valores nutricionais de mais de 2 mil alimentos.
MyFitnessPal
Aplicativo MyFitnessPal funciona como calculadora de calorias (Foto: Reprodução)Aplicativo MyFitnessPal funciona como calculadora de calorias (Foto: Reprodução)
É uma calculadora de calorias que tem em sua base de dados mais de 5 milhões de alimentos, segundo o desenvolvedor. Para registrar o consumo de alimentos industrializados, é só escanear o código de barras para acessar suas informações nutricionais.
Ao se cadastrar e registrar suas informações, a ferramenta cria um programa de dieta e de exercícios para o usuário. Também é possível conectar-se com amigos e ver como eles estão se saindo em suas dietas, como em uma rede social.
Meu Orientador de Dieta
App Meu Orientador de Dieta é voltado exclusivamente para mulheres (Foto: Reprodução)App Meu Orientador de Dieta é voltado exclusivamente para mulheres (Foto: Reprodução)
Voltado exclusivamente para as mulheres, esse aplicativo tem como principal característica o tom motivacional. A usuária é incentivada, por exemplo, a registrar fotos que inspirem a perda de peso. Ela também pode receber dicas de perseverança e ver citações motivacionais. Para os momentos de fraqueza, o botão "Pânico Contra Desejos de Alimentos" está à disposição para convencer a usuária de não recorrer à pizza e ao chocolate.
Fat Secret
Aplicativo Fat Secret ajuda usuário a contar calorias (Foto: Reprodução)Aplicativo Fat Secret ajuda usuário a contar calorias (Foto: Reprodução)

.

Focada na dieta!!!   Emoji

Já que seu celular virou uma parte do seu corpo (é um grude, eu sei), que tal usá-lo
a seu favor na velha e boa luta contra a balança? Estou falando de aplicativos “diets”.
Claro que tem um monte de porcaria de graça por aí, mas tem outras opções bem
bacanas e que você também não paga nada, nadinha por elas.       Emoji
Pelo menos, os mais populares. O menu é farto: vai do roteiro da corrida à dica esperta
sobre a quantidade de calorias que você deve (ou não) comer. Ou ainda a música que
 vai animar seu treino. Selecionei algumas dicas pra vocês, que estão disponíveis para
plataformas IOS e Android. Espia só:


Boa Forma: A revista oferece a sua calculadora de calorias, que vai somando tudo
que você comeu ao longo do dia. Você se inscreve e coloca lá seu objetivo.
É simpático. Tem até um “botão” chamado ”escapei”, em que, claro, você revela
a escorregada do dia. Vai tudo pra conta. Dá pra registrar também as atividades físicas,
o que ajuda a botar no positivo o saldo da cota diária. Vale tudo: subir escadas e
lavar louça na casa da sogra (ódio!), e tudo mais conta gasto calórico. É de graça.


Dieta e Saúde: É um dos mais populares, tem 3 milhões de usuários e se baseia na dieta
dos pontos. Assim que você se inscreve, o aplicativo pede seu peso, altura e meta para
emagrecer. Eu coloquei uma meta de perder 4 quilos
#PorqueAgenteSempreQuerEmagrecer!!!), em seguida veio a informação de que posso
consumir 35 pontos por dia. Você come o que gosta e sem restrição,
que não exploda os pontos.


Hydro Beba Água: Socorrooooooooooooooooo. Fiquei estressada. O aplicativo funciona
como alarme, auxiliando no hábito da ingestão de água e o quanto ele é importante
processo de emagrecimento. E claro que eu que estou errada, porque eu simplesmente
detesto beber água e o bicho ficava me mandando alerta, tipo um “To do” mesmo:
água!!!!!!!!!!!!! Afinal, é sua função e os lembretes feitos de acordo com a meta
água que você estipulou que irá beber.

Nenhum comentário: