4.21.2015

Consumo de açaí previne doenças e envelhecimento

Fruta tem propriedades que ajudam no combate a males como câncer e infarto

O DIA
Rio - O açaí é uma opção de alimento gostoso e refrescante, que também pode ser saudável. Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), de Minas Gerais, revelou uma associação entre a fruta típica da Amazônia e a proteção do corpo contra o envelhecimento e doenças cardíacas.
No estudo, os pesquisadores introduziram açaí na dieta de ratos com colesterol elevado. Logo em seguida, os animais apresentaram redução dos níveis de oxidação das moléculas, processo químico que acelera o envelhecimento e causa problemas cardiovasculares, além de alguns tipos de câncer.
Outra conclusão da pesquisa é de que a fruta é capaz de prevenir a aterosclerose, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura na parede das artérias, o que pode levar ao infarto. “Ainda precisamos identificar se o açaí também consegue reduzir placas já formadas. Para isso, são necessários testes com portadores da doença”, afirma Renata Nascimento de Freitas, coordenadora do estudo.
Rico em fibras, o açaí tem valor calórico alto. Para não engordar, deve ser consumido com moderação
Foto:  iStockphoto
EXERCÍCIOS AJUDAM 
Para o cardiologista e chefe da emergência do Hospital São Lucas, Thiago Ribeiro, os benefícios proporcionados pelo açaí são garantidos pela prática combinada de exercícios físicos. “Normalmente quem toma açaí com regularidade leva uma vida mais saudável, o que auxilia no controle da oxidação e surgimento de doenças”, diz o especialista. Apesar dos bons resultados apresentados pela universidade, Ribeiro alerta para alguns cuidados que devem ser tomados na hora de se consumir a fruta. “Ainda são necessários novos estudos. O açaí é rico em fibras, mas também possui um valor calórico bastante alto. Por isso, ele pode provocar ganho de peso e gordura corporal, que são dois fatores de risco para as doenças do coração”, pondera o cardiologista.

Alimento deve ser puro
O consumo cada vez mais difundido de açaí agora começa a ser respaldado pela medicina. Porém, o cardiologista Thiago Ribeiro alerta para os riscos presentes em muitos alimentos que costumam acompanhar a polpa da fruta.
Doces como jujubas, granulados e caldas têm de ser evitados como complementos ao açaí, diz ele. “Esses alimentos são pouco saudáveis e podem acabar bloqueando os benefícios que o consumo da fruta traz para o corpo”, argumenta o especialista.
Segundo o médico, o ideal é tomar a polpa da fruta sem nada junto. “Tanto no açaí quanto em outra comida, o conselho é sempre buscar o alimento na forma mais pura e natural possível”, explica Ribeiro.

Nenhum comentário: