4.22.2015

Como deduzir gastos com empregada doméstica no Imposto de Renda Por iG São Paulo



Veja dúvidas e respostas: IR

Consultores da IOB Sage respondem às perguntas 

dos internautas sobre a declaração do Imposto de Renda 2015

Para ajudar os internautas a fazer a declaração do Imposto de Renda 
2015, ano-base 2014 corretamente, sem cair na malha fina, 
iG criou um serviço de respostas às dúvidas sobre o IR. 
Toda a cobertura pode ser conferida na home Imposto de Renda.
Basta enviar um e-mail com as perguntas para 
impostoderenda@ig.com.br. Os consultores da IOB Sage escolherão
 as principais dúvidas dos internautas, que publicaremos no 
canal de Economia do iG, às terças e quintas-feiras. 
Está com dúvida sobre como preencher a declaração do 
Imposto de Renda, ou sobre o que tipo de despesas e 
informações declarar? Envie suas dúvidas e confira respostas abaixo.

Como declarar CLT e recibo de pré-labore
Como eu faço para calcular o valor passível de dedução por 
pagamento
 à empregada doméstica?
Na ficha “Pagamentos Efetuados”, no código 50, informe o nome, 
CPF e NIT do empregado doméstico. No item Valor Pago informe o 
valor total pago à contribuição social. No item Parcela não Dedutível 
informe o valor da contribuição social que exceder a R$ 1.152,88.

Minha mulher, que declara em conjunto comigo, recebeu um 
quinhão de 
terras com valor bem acima do valor das cotas de uma empresa 
(sociedade rural limitada) que havia recebido anos atrás por 
. A razão foi a dissolução da sociedade. Como declarar estes bens 
e a variação patrimonial?
Informe os bens recebidos na ficha “Bens e Direitos”, no campo discriminação 
indique que se trata de devolução de capital em bens, datas e valores.
 Na coluna “Situação em 31/12/2014” informe o valor recebido dos bens. 
Na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” linha 24, informe a 
diferença entre o valor de sua participação societária e dos bens recebidos.
 Na ficha “Bens e Direitos”, em relação a participação societária antes havida, 
informe a dissolução da sociedade e não informe valores na coluna 
“Situação em 31/12/2014”.
Minha filha está como minha dependente e recebo pensão dela no 
valor de um salário mínimo, com o qual pago seu colégio. 
Nesse caso eu devo lançar a pensão que recebo para ela?
Sim. Informe a pensão alimentícia recebida na coluna Pessoa 
Física, da ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”.

Estou vendendo a minha empresa este ano de 2015 por 
R$ 800 mil eu vou ter de diminuir pelo imobilizado e calcular o imposto. 
Como funciona isto, o que eu pagarei, e o que deverei fazer?
Preencha o programa GCAP 2015 para apurar o ganho de capital. 
Considere como custo de aquisição o valor constante em sua 
declaração de “Bens e Direitos”
A minha mãe adquiriu um imóvel em 1996 por R$ 46 mil, sempre 
fez declaração, mas nunca incluiu esse imóvel, depois comprou 
um apartamento e este sim, sempre foi declarado. 
Como faço para declarar o primeiro imóvel (R$ 46 mil) agora? 
Terei de pagar multa ou imposto devido?
Retifique as declarações dos cinco últimos exercícios e informe
 na ficha “Bens e Direitos” o imóvel adquirido em 1996, 
indicando a data de aquisição, o nome e CPF/CNPJ do vendedor

Nenhum comentário: