A venda do ansiolítico clonazepam disparou nos últimos quatro anos no Brasil, fazendo do remédio o segundo mais comercializado- entre as vendas sob prescrição.
Entre 2006 e 2010, o número de caixinhas vendidas saltou de 13,57 milhões para 18,45 milhões, um aumento de 36%. O Rivotril domina esse mercado, respondendo por 77% das vendas em unidades (14 milhões por ano).
Este levantamento foi feito pelo IMS Health, instituto que audita a indústria farmacêutica, a pedido da Folha de São Paulo. O tranquilizante só perde hoje para o anticoncepcional Microvlar (em média, 20 milhões de unidades por ano).
Sabemos que o medicamento, numa dose acima do recomendado, provocar sonolência, dificuldade de concentração e falhas da memória,aumenta o número de quedas entre os idosos e principalmente há o risco de tolerância e dependência que se instala entre 3(treis) a 6(seis) meses.
A Globo News fez um ótima reportagem sobre o tema.
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1649273-17671,00-USO+INDISCRIMINADO+DE+CALMANTES+VIRA+MODISMO+NAS+GRANDES+CIDADES.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário