9.21.2011

ALZHEIMER: APRENDA A PREVENIR ESTE MAL

Alzheimer: aprenda a prevenir este mal

Tudo o que você precisa saber sobre a doença.

Responsável por 50% das incidências de doenças que provocam a deterioração mental, o Mal de Alzheimer atinge, hoje, mais de 1 milhão de brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o aumento da estimativa de vida da população, a incidência da doença cresce a cada dia e a falta de informação ainda é o principal desafio para o tratamento. Neste Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, para ajudar a superar este obstáculo, o Suadieta traz para você algumas dicas que prometem reduzir pela metade o risco da doença.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia já comprovaram que indivíduos que se alimentam mal e não praticam exercícios são os que mais têm chance de desenvolver o Mal de Alzheimer. De acordo com os cientistas, as atividades físicas podem manter saudáveis pequenos vasos sanguíneos do cérebro e reduzir a concentração da proteína amilóide, que se acumula no cérebro de pessoas com a doença, além de proteger contra a pressão alta e a diabete. Mesmo aqueles que possuem tendência genética podem reduzir em 60% os riscos da doença.

Mas, não basta “viver” na academia e continuar fazendo uma alimentação desregrada e rica em gorduras, por exemplo. Além da atividade física, uma alimentação saudável é fundamental para que a situação não fique ainda pior. De acordo com pesquisadores, indivíduos que ingerem doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas, reduzem em 55% as chances de desenvolverem o Mal de Alzheimer.

Entre os micronutrientes mais indicados para o consumo diário e a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada estão as vitaminas E, encontrada em óleos vegetais, cereais integrais e nozes, C, presente em frutas como a laranja e a acerola, B6 e B12, respectivamente encontradas em grande quantidade nas carnes, soja e amendoim, e demais produtos de origem animal, incluindo os latícinios. Verduras de folhas verdes e verde-escuras e fígado e peixes como o salmão, rico em Omega-3 também são alguns dos alimentos que devem conter na alimentação.

Lembre-se: a sua saúde é o seu maior patrimônio. Cuidar dela é ter a certeza de que você vai poder desfrutar de uma vida longa e saudável. Prevenir e sempre melhor que remediar!

E Mais:
Um novo tipo de exame de sangue está ajudando no diagnóstico do mal de Alzheimer, antes que a perda de memória e a confusão mental se instalem nos cérebros dos pacientes. Os estudos foram conduzidos pelos cientistas da University of Medicine and Dentistry de New Jersey, EUA e publicados com destaque, pelo jornal médico Plus One. Cinquenta pacientes que já sofriam da doença e outros quarenta, sadios, participaram dos testes. O novo processo identificou 96% dos casos do mal – um resultado tão preciso quanto os de exames conhecidos.
Alzheimer-dicas-evitar
Hábitos ajudam a prevenir
Outra pesquisa feita pelo San Francisco Medical Center, também nos EUA, demonstrou que mais de 50% dos casos de Alzheimer podem ser evitados, através de mudanças no estilo de vida. A revista Lancet Neurology publicou o estudo, que foi feito com a participação de milhares de voluntários de todo o mundo. Os pesquisadores verificaram que alguns fatores estão intimamente ligados ao mal, por exemplo, sedentarismo, depressão, tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade. Atualmente, cerca de 34 milhões de pessoas são portadoras de Alzheimer em todo o mundo. Dessas, de acordo com os cientistas, 18 milhões (cerca de metade) devem a doença aos fatores citados. Atividades físicas e mentais e parar de fumar são medidas altamente eficazes para evitar o problema.
Sete dicas básicas
1- Evitar açúcar e grãos, principalmente frutose. Consumir vegetais frescos. 2 – Usar ômega 3 com alta concentração de DHA, EPA e metais pesados.
3- Aumentar o consumo de antioxidantes. 4 -Exercício é bom para o coração e cérebro. Quem não pratica exercícios tem quatro vezes mais chances de contrair Alzheimer.
5 – Evitar usar mercúrio (Hg) e remover o já existente em seu corpo. Procure o seu dentista, retire camadas e faça tratamento para desintoxicação. 6 – Evite alumínio. As principais fontes de contaminação são a água de beber, desodorantes e panelas de alumínio.
7 – Estimule a sua mente: viagens, aprender a tocar instrumentos, praticar quebra-cabeças, fazer palavras cruzadas, tudo isso está associado à diminuição do risco de Alzheimer.
Com essas dicas, fica mais fácil se proteger dessa doença que atinge tantos idosos pelo mundo. Fique atendo aos sintomas e, em caso de dúvida, procure um médico neurologista.

Sintomas do Alzheimer. Lembrando que você não deve tomar nenhum medicamento antes de uma consulta com um médico. Veja abaixo: Alzheimer-sintomas
1. Perda de memória
Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença. Não se assuste, esquecer nomes e compromissos ocasionalmente é normal. Mas fique atento se a pessoa começar a esquecer as coisas com mais frequência e se torne incapaz de relembrar o assunto posteriormente.
2. Dificuldade para realizar atividades rotineiras
Portadores de Alzheimer têm dificuldade para planejar e completar tarefas do dia-a-dia, como preparar uma refeição, fazer uma ligação telefônica ou participar de um jogo. Mas esquecer de vez em quando o que se ia dizer ou o que se ia fazer é normal.
3. Esquecimentos
Pacientes com Alzheimer podem não saber onde estão e como chegaram até lá. Além disso, perder-se na vizinhança e esquecer o caminho de casa são sintomas comuns entre os portadores da doença.
4. Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal
Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios são sintomas frequentes, assim como demonstrar pouca capacidade de julgamento, como dar altas somas de dinheiro sem motivo lógico.
5. Problemas com pensamento abstrato
Dificuldade frequente para raciocinar, esquecer para que servem os números ou como devem ser usados, são outros sinais do problema. Mas achar difícil decifrar ou desenvolver uma fórmula matemática é normal.
6. Esquecer o lugar as coisas
Pessoas com Alzheimer podem esquecer ou errar o lugar onde devem estar coisas usuais. Por exemplo, colocar o ferro de passar no freezer é um sintoma comum da doença. É normal colocar as chaves do carro ou carteira em lugar estranho de vez em quando.
7. Mudanças de humor e comportamento
Repentinas mudanças de humor e comportamento também são sinais da doença. Pacientes mudam de humor muito rapidamente e sem motivo aparente. Podem passar de um estado calmo e eufórico para um depressivo e raivoso em pouco tempo.
8. Transformações de personalidade
A personalidade de pessoas com Alzheimer pode mudar drasticamente. Podem se tornar confusos, desconfiados, medrosos ou dependentes de um membro da família. Com o passar dos anos, é normal alguma mudança na personalidade. Mas fique atento se a transformação for mais severa que o usual.
9. Perda de iniciativa nas atividades
As pessoas com Alzheimer tornam-se muito passivas. Ficam, por exemplo, horas em frente à TV por horas, dormem mais do que o normal e não têm disposição para realizar tarefas usuais.
10. Problemas com a linguagem
Esquecer palavras simples, substituir palavras comuns e usuais, ter dificuldades na forma de falar ou escrever podem ser sinais da doença. Por exemplo, um doente não consegue encontrar a escova de dentes e, ao invés de perguntar “onde está minha escova de dente?” , perguntaria “onde está aquela coisa de limpar a boca?”

Fonte MundoHoje.com.br

Nenhum comentário: