9.23.2011

É hoje: depois de dez anos, o Rock in Rio está de volta às origens

Rio - Dez anos atrás, Luciana, Lorena, Otávio, Diana e seus amigos eram crianças preocupadas só em brincar. Hoje, a turma, na faixa dos 20, comemora seu primeiro Rock in Rio, que está em sua quarta edição carioca e volta à cidade depois de passear uma década pelo outro lado do Atlântico.

 

O evento promete muita festa por 98 horas, durante sete dias. Com infraestrutura invejável, a Cidade do Rock vai receber grandes nomes da música, como Metallica, Elton John, Rihanna, Red Hot Chili Peppers e Capital Inicial, entre muitos outros só neste primeiro fim de semana.
Otávio Borba (de amarelo) e seus amigos não veem a hora de estrear como plateia do festival
| Foto: Felipe O´Neill/ Agência O Dia
A procura pelos 600 mil ingressos foi tamanha que o festival ganhou um dia extra, na próxima quinta-feira, 29, que traz atrações como Stevie Wonder e Joss Stone. “Vou passar meu aniversário de sete anos de namoro no show do Coldplay (dia 1º de outubro). Vai ser uma comemoração bem diferente”, conta, animada, a estudante de Arquitetura Lorena Daher, 21 anos.

A vontade de fazer parte da história do Rock in Rio é tanta que Diana Shin, 19 anos, vai sair de Petrópolis, onde mora, só para curtir o festival ao lado das amigas. “Fiquei com vontade de ir, só que os ingressos esgotaram. Mas o universo deu um jeitinho e pintou um convite de última hora, com um amigo que desistiu. Agora eu também vou”, comemora.

Quem não conseguiu garantir a entrada, ou ficou sem uma graninha extra para gastar com os shows, poder curtir a festa de casa. A Rede Globo transmite um compacto depois do ‘Boletim Hipertensão’ e o canal a cabo Multishow exibe as apresentações na íntegra a partir das 19h. Confira a seguir as principais atrações deste fim de semana e saiba, na página 12, como funciona a Cidade do Rock.

Dia 23

PALCO MUNDO, a partir das 19h. Na abertura do festival, está a dobradinha formada por Paralamas e Titãs, com direito a participações de Milton Nascimento e Maria Gadú. A mulherada marca presença com Claudia Leitte, Katy Perry e Rihanna, que encerra a noite. Antes dela, se apresenta o cantor e compositor Elton John, que vai enfileirar seu incrível repertório de sucessos.

PALCO SUNSET, a partir das 14h40. O espaço alternativo promete surpreender com encontros inusitados. Ed Motta se alia a Andreas Kisser (Sepultura) em um repertório de clássicos
do rock. Bebel Gilberto canta com Sandra de Sá, e Mariana Aydar com a Orkestra Rumpilezz.

Dia 24

PALCO MUNDO, a partir das 19h. O rock, que dá nome ao festival, aparece com mais presença no segundo dia. Os gringos Stone Sour, Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers (que lança novo CD, ‘I’m With You’, com o percussionista brasileiro Mauro Refosco) se alternam no palco com os brasileiros NX Zero e Capital Inicial.

PALCO SUNSET, a partir das 14h40. Ex-O Rappa, Marcelo Yuka abre os trabalhos. Os encontros de Tulipa Ruiz com Nação Zumbi e de Milton Nascimento com a norte-americana Esperanza Spalding devem render bons momentos. No encerramento, o ex-Faith No More, Mike Patton, traz seu projeto Mondo Cane.

Dia 25

PALCO MUNDO, a partir das 19h. O já tradicional dia do metal do Rock in Rio traz relevantes nomes do rock pesado. Depois da abertura, com a brasileira Glória, o gringo Coheed And Cambria faz a ponte para os ‘monstros’ do gênero Slipknot, Motörhead e Metallica.

PALCO SUNSET, a partir das 14h40. O espaço alternativo segue o ritmo pauleira, com grupos importantes, como Sepultura e Angra. A banda Korzus recebe o The Punk Metal Allstars, projeto que reúne músicos conceituados do metal e punk, além do encontro entre Matanza e BNegão.

DIA 29
Dia extra traz grandes shows

A segunda semana da edição 2011 do Rock in Rio começa mais cedo, na quinta-feira. O dia extra do festival, anunciado em 14 de junho, destaca o cantor Stevie Wonder, na progamação do Palco Mundo. Também se apresentam as cantoras Janelle Monáe e Ke$ha, a banda Jamiroquai e uma homenagem ao grupo Legião Urbana, com os ex-integrantes Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá relembrando seus antigos sucessos acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

Já o Palco Sunset terá a inglesa Joss Stone e o Baile do Simonal, com Diogo Nogueira e Davi Moraes, além das atrações queridinhas da galera descolada Marcelo Jeneci e Curumim.
Na Rock Street, entre diversas apresentações, destaque para o lendário músico Arnaldo Brandão, ex-A Bolha, Brylho e Hanói-Hanói.
Divulgação
COMO FUNCIONA A CIDADE DO ROCK

SAIBA TUDO
A INFRAESTRUTURA do Rock in Rio merece destaque. A nova Cidade do Rock tem jeito de festival gringo e é recoberta por 40 mil m² de grama sintética. Como deve chover amanhã e domingo, melhor ir preparado. Mas nada de levar guarda-chuva, proibido (veja abaixo alguns itens vetados). Prefira uma capa.

PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA terão espaço reservado — próximo aos palcos Mundo e Sunset. Uma entrada especial, na extremidade esquerda das catracas de acesso, será destinada aos portadores de necessidades especiais.

QUANDO A FOME APERTAR, 12 praças de alimentação estão à disposição de todos na Cidade do Rock. Confira os restaurantes instalados por lá na página 9.

Na hora de ir ao banheiro, outra novidade: em vez dos malcheirosos banheiros químicos, cerca de 500 cabines ligadas à rede de esgoto servirão ao público.

ALÉM DOS SHOWS, o Rock in Rio terá montanha-russa, free fall, tirolesa e roda-gigante. Mas menores de 18 anos só podem aproveitar essas atrações acompanhados do responsável. Há um mini-hospital perto da Tenda Eletrônica. Ao lado dos palcos Mundo e Sunset, haverá três postos médicos. Um quarto posto fica perto da roda-gigante. Quinze ambulâncias também darão suporte aos atendimentos. A Cidade do Rock tem dez caixas eletrônicos, quatro pontos de venda de produtos oficiais e lojas na Rock Street.

PODE E NÃO PODE

NÃO PODE: Levar garrafa de vidro, guarda-chuva, lata, capacete, animal, arma de fogo ou outros objetos que possam ser considerados perigosos. Alimentos destinados ao comércio ou que representem riscos à segurança também estão proibidos. Máquinas fotográficas profissionais e câmeras de vídeo não serão permitidas. Além disso, é proibido fumar dentro dos espaços fechados do evento. Se você sair da Cidade do Rock, não poderá voltar com o mesmo ingresso.

PODE: Se você não quiser consumir nada nas praças de alimentação, pode levar sanduíches e afins, além de bebida em garrafa de plástico. Tudo para consumo próprio, é claro. É permitida, ainda, a entrada de cães-guia devidamente identificados.

TENDA ELETRÔNICA E ROCK STREET
A PISTA ELETRÔNICA é um local que fica bastante movimentado no Rock in Rio e vai reunir grandes nomes da cena eletrônica mundial, como Gui Boratto, considerado um dos melhores DJs atualmente, que toca no dia 30. A estrutura do espaço reúne seis torres com peso equivalente a seis toneladas, equipadas de som, iluminação, projeção, efeitos de fumaça, estrobo e palco. A plataforma do DJ ficará a três metros do chão e bailarinos se apresentarão em outras plataformas, em um nível um pouco mais abaixo.

Estreia no Brasil nesta edição do evento, a Rock Street será habitada por músicos, acrobatas, malabaristas, mágicos, estátuas humanas e cartomantes. Neste primeiro fim de semana do festival, o espaço destaca shows de Guto Goffi (baterista do Barão Vermelho), hoje; e do guitarrista Victor Biglione, domingo, sempre a partir das 14h.

Serviço
A Cidade do Rock fica na Avenida Salvador Allende s/nº, Barra da Tijuca (em frente ao Riocentro). Os portões abrem às 14h e fecham às 4h. Palco Sunset: 14h40 às 19h. Palco Mundo: 19h às 2h. Tenda Eletrônica: 22h às 4h. Rock Street: 14h às 4h. 15 anos.

Por Leandro Souto Maior e Mariana Brugger

Nenhum comentário: