9.24.2011

Progesterona e os miomas

Certamente muitas mulheres já pergutaram para seus médicos: Existe alguma medicação para tratar os miomas?
E, prontamente, muitos ainda prescrevem medicações hormonais a base exclusivamente de progesterona. Alguns exemplos de nomes comerciais são: Cerazette, Provera, Depo-provera, Contracept, Primolut-nor, Utrogestan, DIU de Mirena, Implanon, dentre muitos que estão nas farmácias. 
A progesterona pode ser muito útil na contenção do sangramento causado pelos miomas. No entanto, muitos estudos científicos e a nossa experiência comprovam que o uso prolongado de medicações hormonais a base exclusivamente de progesterona podem levar ao crescimento dos miomas uterinos.
E, para corroborar esta evidência, segue algumas considerações apresentadas por mais um estudo científico que prova a ligação direta entre a progesterona e o crescimento do mioma.

O título do estudo é: Progesterone Is Essential for Maintenance and Growth of Uterine Leiomyoma (Progesterona é essencial para manutenção e crescimento do leiomioma uterino). 
Este estudo científico foi publicado por Hiroshi Ishikawa et al, na edição de junho de 2010 da revista Endocrinology.


As considerações feitas pelo seguinte estudo são:

Convencionalmente, o estradiol tem sido considerado o principal estímulo para o crescimento do mioma uterino. Em contraste, e para elucidar as funções dos esteróides ovarianos no mioma uterino, um novo modelo de pesquisa demonstrou claramente a exigência da progesterona no crescimento do mioma. Foi estabelecido um modelo de xenotransplante refletindo as características desses tumores de tecido humano (mioma) sob a cápsula renal de camundongos imunodeficientes.
  • os enxertos de miomas aumentaram de tamanho em resposta ao estradiol mais progesterona através da proliferação celular e aumento de volume dos componentes celulares e extracelulares.
  • o crescimento do enxerto de mioma induzido pelo estradiol e progesterona extra foi bloqueada pelo antiprogestágeno RU486.
  • o volume de sede do enxerto diminuiu significativamente após a retirada da progesterona.
Este importante estudo corrobora com as evidências de que a progesterona é necessária para o crescimento dos miomas. Além disso, o uso de altas doses de progesterona pode ser mais prejudicial do que benéfico no tratamento dos miomas. Mas, esclarecendo uma dúvida que certamente é de todas vocês, vale ressaltar que está comprovado também por outros estudos que o uso do anticoncepcional oral combinado (com estrógeno e progestágeno) de baixa dose pode efetivamente retardar o crescimento dos miomas uterinos.

Em conclusão, segundo evidências científicas, não é recomendado o uso de qualquer medicação a base exclusivamente de progesterona para o tratamento dos miomas uterinos, sob o risco do estímulo ao crescimento do mioma. 
 

Nenhum comentário: