9.24.2011

ÓCULOS ESCUROS: PROTEGER OS OLHOS DO SOL É FUNDAMENTAL


Óculos escuros: proteger os olhos do sol é fundamental
Saiba o que você precisa observar na hora de comprar óculos de sol

Aparentemente, todos já sabem - ou deveriam saber –a importância de se proteger a pele e os olhos da radiação ultravioleta do sol. Tanto os raios UVB quanto os UVA , além de causar câncer de pele, podem prejudicar gravemente os olhos afetando principalmente o  cristalino, a retina e a córnea.
Apesar de ainda não protegerem totalmente os olhos dos malefícios dos raios ultravioleta, atualmente, a indústria dos óculos de sol já se preocupa em produzir lentes que bloqueiem os raios nocivos do sol, tanto para os praticantes de esportes ao ar livre, como para os usuários casuais. Portanto, a escolha dos óculos de sol deve ser feita com critério, para evitar que os olhos fiquem mais vulneráveis à radiação solar e danos permanentes sejam causados.
Na opinião do oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade. Eles devem também proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino, a retina e as pálpebras. “A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão.”, destaca o especialista.

 Entre as lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol, estão a queda da percepção de detalhes e a formação da catarata, problema grave, de maior incidência no mundo. Para quem trabalha a maior parte do tempo ao ar livre, a exposição em excesso aos raios UV pode, inclusive, levar à obstrução da visão ou inflamação da córnea.
De acordo com a oftalmologista Fernanda Takay, não adianta apenas sentar à sombra ou usar um chapéu de abas largas. Apesar de útil, isso não é proteção suficiente para evitar a exposição de risco. “Os danos da radiação podem ser refletidos para os olhos e superfícies vizinhas. O ideal é combinar sombra com protetor solar e óculos escuros”, avisa Fernanda.
Por isso, quando for escolher seus óculos de sol é importante estar atento a quatro características importantes: a presença de rótulo ou etiqueta que indique 100% de proteção UV; lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e as pálpebras; uma cor neutra, como os de lente âmbar cinza ou marrom e um modelo que envolva as têmporas, fundamental para proteger os olhos contra a luz que vem dos lados.
Para os praticantes de esportes ao ar livre, como tênis, vôlei de praia ou ciclismo os óculos devem ter lentes de policarbonato grandes, envolventes e polarizadas, que possam proteger os olhos contra objetos duros, além de proporcionar o bloqueio total dos raios UV. Barqueiros, surfistas e pescadores devem ser especialmente cuidadosos porque a água é um potente refletor de radiação UV. Já os nadadores devem reaplicar o protetor solar e colocar os óculos de sol logo ao saírem da água.
Mais informações:
Instituto de Moléstias Oculares www.imo.com.br

Nenhum comentário: