6.05.2012

Visagismo: saiba o que seu cabelo pode falar de você


04 jun

Visagismo


Meninas;
Vocês já ouviram falar em  visagismo? Esse termo vem do francês e traduzido significa “Para o rosto”. Cada vez mais profissionais aderem o nome, porém um dos cuidados é saber se realmente estão capacitados.
Visagismo consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma nova e mais adequada imagem pessoal.
Essa imagem é desenvolvida com avaliações com relação à personalidade de cada pessoa e podemos dizer que essa técnica ajuda aos profissionais como cabeleireiros, maquiadores, esteticistas, designer de sobrancelhas como um indicador para as possibilidades relacionadas às possíveis correções e quais os pontos mais fortes no rosto, corpo… Onde pode ser trabalhado para salientar um traço que chamará mais atenção e  nos deixará  bem mais bonitas. É bem verdade que muitas de  nós vivemos com dúvidas referentes à cor dos cabelos, pois mudamos  seja por vaidade ou pela necessidade, para cobrir os cabelos brancos. Aí que entra o visagismo! Qual a cor ideal para o tipo de pele? Personalidade? E com relação à maquiagem? O blush pode em ser em tom de cobre ou rosa?
Segundo o profissional e especialista na área de beleza Phelipe Roots “a filosofia do visagismo baseia-se em acentuar o que é belo e disfarçar o que não é”, e ele completa que alguns focos devem ser adaptados a uma avaliação do cliente:
Tipo cromático
Formato do rosto
Estrutura do fio de cabelo (e suas possibilidades)
Testar cortes e cores em modelos
Experiência comprovada dos assessores (auxiliares)
Tipo físico
Penteado

Um belo penteado sempre nos deixa mais arrumadas e dependendo da ocasião bem sofisticada. Nisso também podemos encaixar a arte do visagismo que pode contribuir para um penteado ideal, que combine com o tipo do rosto e deixe o conjunto com mais harmonia. Na análise do perfil é levado em conta o estilo e personalidade do cliente. Já imaginou você clássica com um penteado que destoe do seu tipo? Não consegue se sentir não é?
O visagismo tem uma base para avaliação, com esse estudo  e eles dividem em partes assim:
Do nascente do cabelo até a sobrancelha.
Da linha da sobrancelha até a ponta do nariz.
Da ponta do nariz até a ponta do queixo.

Um rosto simetricamente perfeito possui aproximadamente 7,5cm entre as medidas citadas. Phelipe Roots ainda acrescenta que os rostos quadrados são os mais próximos dessas medidas perfeitas e mais adaptáveis as mudanças.
Então fica a minha sugestão quando a ideia for mudar o visual. Se possível buscar um profissional qualificado e que realmente te deixe linda e realizada.
Beijos
Gardenia Cavalcanti
 

A imagem pessoal comunica muito mais que as palavras . Foto: Terra A imagem pessoal comunica muito mais que as palavras
Ter um estilo próprio vai além da moda. Não adianta querer ter o corte ou a coloração do cabelo de determinada celebridade se aquele modelo não combina com seu estilo. Descobrir o look que combina com cada personalidade também não significa que a moda será deixada de lado, pelo contrário, o visagista inglês Philip Hallawell, explica os benefícios que sua técnica pode trazer, conta o que cada tipo e corte de cabelos significam e mostra duas transformações feitas por meio dessa técnica.

» Veja as transformações feitas com visagismo

"O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um", define Hallawell.

Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.

"A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um", explica.

Segundo Hallawell o visagismo trabalha com o belo. "Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades", especifica.

A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional. Não é preciso ter conhecimento em visagismo para entender as mensagens transmitidas pela imagem do outro.

Por isso, Hallawell mostra o que os cabelos podem comunicar sobre você, mesmo que as mensagens transmitidas por sua imagem não estejam de acordo com sua personalidade. Por isso, confira os significados de cada um e veja se o seu corte de cabelo condiz com a imagem que você deseja passar.

Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura

Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura.

Cabelos com linhas inclinadas: transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, o que segundo o visagista Philipi Hallawell, é algo perigoso, pois mostra desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.

Cabelos com linhas curvas: os cabelos estilo "Gisele Bündchen" transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.

Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.

Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): segundo Hallawell trata-se de uma linha lúdica, que transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. "Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho. E essa é a mesma reação de quem as vê", 
Terra

Nenhum comentário: