6.05.2012

Antidepressivo pode aliviar alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia

Quimioterapia

Pela primeira vez, testes clínicos encontraram maneira segura de reduzir intensidade de dores e sensação de formigamento de pacientes em tratamento

Antidepressivo Antidepressivo: medicamento pode reduzir formigamentos e dores provocados pela quimioterapia, aponta estudo 
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que um medicamento antidepressivo pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais provocados pela quimioterapia. De acordo com o estudo, que será apresentado nesta terça-feira no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, a duloxetina, substância usada para tratar a depressão, pode aliviar dores e sensação de formigamentos em até 60% dos pacientes.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: CRA9013: CALGB 170601: A phase III double blind trial of duloxetine to treat painful chemotherapy-induced peripheral neuropathy (CIPN)

Onde foi divulgada: encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago

Quem fez: Ellen Smith, Herbert Pang, Constance Cirrincione, Stewart Fleishman e outros

Instituição: Universidade de Michigan, EUA

Dados de amostragem: 231 pacientes com neuropatia periférica induzida pela quimioterapia

Resultado: O antidepressivo duloxetina pode aliviar os sintomas da neuropatia periférica induzida pela quimioterapia em 59% dos pacientes sem apresentar efeitos colaterais
Essa é a primeira vez que testes clínicos são realizados para identificar uma alternativa que reduza a neuropatia periférica induzida pela quimioterapia. A neuropatia periférica causa sensação de formigamento, principalmente nos pés e nas mãos, e é um efeito colateral comum em pacientes que estão em tratamento quimioterápico. Nenhuma pesquisa feita anteriormente conseguiu encontrar uma maneira segura de aliviar essas sensações.
Os testes foram feitos com 231 pacientes que relataram sentir esse efeito colateral depois de receber medicamentos quimioterápicos. Durante cinco semanas, um grupo de participantes recebeu doses de duloxetina e o outro, de placebo. Ao longo desse período, eles relataram os níveis de dores e sensação de formigamentos que sentiram. Os autores do estudo observaram que 59% das pessoas que receberam o antidepressivo relataram redução da dor. Entre as que receberam o placebo, esse número foi de 39%. Não foram identificados efeitos colaterais graves com o medicamento.
De acordo com os pesquisadores, a duloxetina já havia se mostrado eficaz em interferir nas sensações dolorosas, já que ela aumenta os níveis de neurotransmissores que interrompem os sinais de dor enviados ao cérebro. Eles acreditam que tratar a neuropatia periférica induzida pela quimioterapia é fundamental, já que o problema, dependendo da intensidade, pode limitar as doses de quimioterapia recebidas pelo paciente e afetar o tratamento.

Nenhum comentário: