6.04.2012

Em 3 anos, prefeitura já aplicou quase uma multa por veículo no Rio


  Desde a sua criação, em janeiro de 2009, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) já aplicou 2.492.777 multas durante ações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Os dados são referentes até o mês de março deste ano. É como se quase toda frota da capital (2.529,439 veículos, segundo o Detran) já tivesse sido multada pelo menos uma vez nesse período.

Operação Choque de Ordem percorreu as prais do Rio neste feriadão (Foto: Divulgação / Seop)No feriado de São Sebastião, em janeiro, foram rebocados 66 veículos no Rio  (Foto: Divulgação / Seop)

Segundo a Seop, 80% das multas são por estacionamento irregular. Somente no carnaval deste ano, por exemplo, 4.245 veículos foram multados. Entre as infrações de trânsito estão, ainda, dirigir sem cinto de segurança, fala ao celular no volante, excesso de velocidade e ultrapassagem de sinal.

Para o secretário Especial de Ordem Pública, Alex Costa, o grande número de multas se dá pelo aumento das fiscalizações, principalmente nas áreas onde foram instaladas as Unidades de Ordem Pública. O secretário acredita que a imprudência e falta de informação dos motoristas, principalmente na Zona Sul, são as principais causas das infrações.

“É um número lamentável. A gente não gosta de dar, mas se a população não fizer a parte dela, infelizmente esse número só tende a aumentar. Você pega, por exemplo, no Leblon, as pessoas insistem em fazer fila dupla, acha que parar por um tempo, com pisca-alerta ligado, está resolvido, e não é isso. Por mais que haja orientação, a gente percebe que insistem em cometer a infração. A população tem que colaborar”, disse o secretário.


  A maioria das multas foi aplicada durante a Operação Choque de Ordem. De acordo com o balanço divulgado pela secretaria, outros 110.261 veículos foram rebocados, também por estacionamento irregular. Neste caso, eles são levados para depósitos da prefeitura e só podem ser resgatados após o pagamento da multa e a regularização dos documentos.
Na Unidade de Ordem Pública (UOP) da Tijuca, na Zona Norte da cidade, foram aplicadas 63.475 multas e rebocados 301 veículos, entre os dias 18 de abril de 2011 e 30 de abril de 2012. No Centro, foram multados 41.003 veículos e rebocados outros 1.766, entre os dias 5 de setembro de 2011 e 30 de abril deste ano.
Já na unidade do Leblon, de acordo com a secretaria, foram 22.254 multas e 137 veículos rebocados entre os dias 27 de outubro de 2011 e 30 de abril deste ano. Em Ipanema, entre os dias 5 de dezembro de 2011 até 30 de abril, foram 16.895 multas e 172 veículos rebocados. Por fim, em Copacabana, foram aplicadas 16.928 multas e 172 veículos rebocados somente este ano.

O secretário acredita que parte da população está acomodada, preferindo se arriscar do que optar por usar o transporte público: “A pessoa tem que se organizar. Eu acho que isso tem um pouco de comodismo. É muito mais fácil entrar num carro, ir para qualquer lugar, sem levar muito tempo”, completou o secretário, afirmando que pretende chegar até o fim do ano com 3 mil guardas municipais nas ruas do Rio. Hoje a cidade tem um pouco mais de 2 mil.

Fonte: G1

Nenhum comentário: