6.05.2012

Ele engordou!

Saiba como falar que ele está acima do peso




Ele engordou!


Dizem que o amor é cego, mas se está difícil ignorar aqueles quilos a mais que o seu parceiro conquistou nos últimos anos, saiba que existe uma saída. Você pode dizer para ele que já não tem o mesmo corpo de antes, porém, há uma maneira correta para isso. “Por se tratar de um assunto delicado, que envolve a imagem corporal, a empatia é importante. Coloque-se no lugar dele e pense como você gostaria de ser tratada se estivesse na posição do seu companheiro”, afirma a psicóloga Vanessa Ebeling.

Normalmente, a postura da mulher é falar logo de cara o que pensa e cobrar do parceiro uma mudança imediata. Mas isso não vai ajudá-lo. “Tanto o homem quanto a mulher, em uma relação, necessitam de aceitação, independentemente de suas imperfeições. A melhor maneira de ajudar o parceiro a modificar algo é não insistir, impor ou exigir a mudança para que ele não se sinta controlado, pressionado ou rejeitado. Compartilhar pensamentos e sentimentos a respeito do que está sendo incomôdo e o que ele pensa fazem diferença”, observa Ebeling.

Com carinho e paciência, você também pode ajudar seu companheiro a reconquistar a vontade de se cuidar mais e perder os quilinhos extras. Procure mostrar para ele o quanto era mais bonito quando estava em forma.“Se a autoestima dele não é afetada, o parceiro terá uma percepção positiva de si e do seu corpo e não vai querer mudar. Porém, com esse estímulo, dá para compreender que perder peso pode trazer benefícios para a sua vida”, explica a psicóloga.

Cobranças à parte, sugira alguma atividade física que ele goste e o acompanhe na rotina de exercícios, por exemplo. A opinião dele vai contar muito nesse caso. “Descubra o que o seu namorado valoriza em termos de habilidades físicas, aptidões, saúde, qualidade de vida e imagem corporal. Exponha o lado positivo de reduzir as medidas: perder peso, significa uma vida mais saudável, tanto fisicamente quanto emocionalmente”, completa ela. Não fique acanhada na hora de ajudar o seu parceiro, seja honesta e diga o que está sentindo sem medo de errar. “Um relacionamento é saudável quando os parceiros conseguem falar sobre seus pontos de vista, necessidades e desejos, bem como algo que gostariam que fosse diferente, sem que isso implique em crítica, imposição ou exigência”, finaliza a terapeuta.

Nenhum comentário: