6.05.2012

Somos do tamanho de nossos sonhos (Fernando Pessoa)

E-mail Imprimir PDF

Os trabalhadores de Farmanguinhos Antonio Celso da Costa Brandão, José Barbosa Ferreira Filho e Marcos Antonio Ribeiro João foram homenageados no evento em comemoração aos 112 anos da Fiocruz, que destacou os servidores com mais de 35 anos de trabalho prestados à instituição e que continuam na ativa. Todos foram agraciados com uma placa - gravada com a frase “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, do poeta Fernando Pessoa –, durante cerimônia realizada na última sexta-feira (25/5), às 19h, na Praça Pasteur.

O presidente da Fundação, Paulo Gadelha, dedicou aos homenageados uma frase do ex-presidente da Fiocruz Luiz Fernando Ferrera, que, em suas crônicas e relatos, diz: “é bom envelhecer em Manguinhos”. “Quando estamos dizendo envelhecer, estamos nos referindo àquilo que tem de positivo nesse processo, aquilo que carrega sabedoria, a herança deixada por seu trabalho, por sua dedicação, a construção de amizades e de linhas de trabalho nessa instituição”, explicou Gadelha.

Depoimento de Antonio Celso Brandão:

“A minha história se confunde com a da Fiocruz. Foi uma simbiose perfeita. Tudo o que eu fiz e faço é com muito amor e carinho a essa instituição. Eu me sinto muito recompensado com essa homenagem. Fiquei emocionado e não contive as lágrimas. No momento, passou um filme na minha cabeça. Lembrei de como participei dos momentos importantes e de como a Fiocruz também ajudou no meu crescimento. Representa muito na minha vida. Tenho orgulho de ser Fiocruz. A Fiocruz é minha vida, é a minha história”, disse Brandão.



Para Brandão, que ingressou em Farmanguinhos há 37 anos para produzir medicamento público para CEME, a sua história na Fiocruz se confunde com a sua história de vida. Ele fez parte da equipe que fundou o INCQS, se especializou na França em Tecnologia Farmacêutica, pela Universidade de Lile em 1984; integrou o grupo que desenvolveu os primeiros medicamentos antiretroviais do programa DST / AIDS, em que a FIOCRUZ passou a ser o Laboratório de referência mundial de combate a epidemia; e foi responsável pela área produtiva do Projeto Farmácia Verde com a criação de 23 farmácias em todo Brasil.



No final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, Brandão foi convidado para atuar na implantação da ANVISA. Cedido pela Fiocruz, participou o Projetos dos genéricos com inspeções internacionais, e foi coordenador de Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF). Quando retornou à Fiocruz, em 2005, atuou para organizar a Qualidade no Complexo Tecnológico de Medicamentos.

Confira a Homenagem:

alt            Diretoria da Fiocruz - 112 anos

alt
Antonio Celso Brandão e Jorgr Bermudez (Vice Presidente da Fiocruz)

alt
Antonio Celso, Paulo Gadelha(Presidente da Fiocruz) e Marcos João 

alt
Hayne e Jorge Bermudez

alt
Marquinhos, Hayne  e Antonio Celso

alt
Show da Martinália

Fotos: Edson da Silva

Nenhum comentário: