6.04.2012

Câncer e os Agrotóxicos

Os avanços científicos e tecnológicos do último quarto de século permitem que a informação atual incorpore um outro olhar: o geográfico. Google it! a expressão que se tornou referência da procura de informações na web remete também às buscas no Google Maps e no Google Earth. Os sistemas de GPS estão plenamente integrados ao nosso dia a dia nos celulares, tablets e receptores automotivos por aí afora.
Esta extraordinária revolução inaugurou uma nova era de inter-multi-transdiciplinaridade. Uma enorme quantidade de dados aguarda nossa investigação técnico-científica. O aperfeiçoamento de sistemas de informações georeferenciadas associados a técnicas de modelagem estatística espacial possibilitam análises integradas de contextos político, social, econômico e ambiental. À especialização do conhecimento, observada no século passado, soma-se atualmente o esforço da integração entre áreas temáticas tradicionais e novas.
Assim como o conhecimento acadêmico-científico interage entre si, e se torna cada vez mais disseminado, também a distância entre a ciência e o jornalismo científico tende a diminuir. A análise espacial da mortalidade por câncer e sua relação com o uso do agrotóxico feita nesta reportagem é um exemplo desta aproximação. Há um grande número de técnicas que podem ser empregadas para a mensuração e análise das relações espaciais. Neste caso foram empregados os índices de autocorrelação espacial e os mapas de cluster, que pertencem ao rol das estatísticas espaciais. Sua aplicação é amplamente utilizada em análises demográficas, sociais, políticas, econômicas e ambientais; particularmente em estudos de saúde pública, epidemiologia, criminologia, geografia eleitoral, mudanças climáticas, desigualdades sócio-espaciais, entre outros. São técnicas perfeitamente utilizáveis por jornalistas, comunicadores, assistentes sociais e outros grupos profissionais que podem contribuir com a produção e disseminação de informações metodologicamente consistentes.
Este exercício exploratório não permite dizer que o uso de agrotóxico elevou a mortalidade por câncer. Não há uma série histórica, não é uma investigação científica. Entretanto revela evidências geográficas importantes de uma correlação entre os dois fatores. De que forma? As correlações entre as taxas de mortalidade por câncer e suicídio e as regiões formadas por grupos de municípios produtores de tomate são altas e estatisticamente significativas.
Na minha família materna o câncer é uma doença recorrente. Meu avô e minha mãe faleceram. Outros dois tios, um deles oncologista, lutam contra a doença. Minha avó, que aos 94 anos continua testemunhando esta saga, tenta me animar dizendo que é uma doença da moda: a Ana Maria Braga tem, o Gianechini tem... Enquanto cientista política e integrante do grupo de risco penso que precisamos de todo tipo de informação com embasamento técnico-científico que contribua com esta luta.
Sonia Terron é engenheira cartógrafa e doutora em Ciência Política.

Nenhum comentário: