Rio -  O pequeno investidor que optou em permanecer com seu dinheiro aplicado na poupança terá ganho real (acima da inflação) este ano, apesar da mudança de regras da correção. Atrelado ao desempenho da Selic, o rendimento das cadernetas deve fechar o ano em de 5,62%. Os valores depositados antes da mudança serão corrigidos em 6,50%. Já a inflação prevista pelo mercado financeiro fechará em 5,24% em 2012.
Segundo o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças ), Miguel José Ribeiro, a poupança ainda é a melhor opção para investir no futuro. “Não tem cobrança de Imposto de Renda, não tem taxa de administração e é uma aplicação segura”, afirma Ribeiro ao listar os benefícios da poupança. “Além disso, dá um retorno financeiro muito bom”, garante.
A universitária Renata abriu poupança para viajar nas férias de 2013 | Foto: Divulgação
A universitária Renata abriu poupança para viajar nas férias de 2013 | Foto: Divulgação
O vice-presidente da Anefac explica que neste ano, até agosto, a poupança antiga já rendeu 3,84% e deve terminar o ano com rendimento total de 6,50%. Já a poupança nova foi corrigida em 3,38% até o mês passado e vai terminar o ano com 5,62% acumulados.
A universitária Renata Tribuzy, 22 anos, abriu caderneta de poupança há apenas cinco meses. Iniciante nesse tipo de investimento, ela não vê motivos para deixar de aplicar e vai continuar poupando durante o ano.
“Em janeiro de 2013 vou tirar minhas merecidas férias. Pretendo viajar com o dinheiro que tenho investido para isso”, conta a estudante.
Fundos de investimento perdem em comparação com poupança
Quem tem recursos na poupança não deve mexer na aplicação, porque ela continua uma boa opção em relação aos fundos de investimento, segundo Miguel José Ribeiro, da Anefac. “Poupança está rendendo mais que os fundos”, afirma.
Com a Selic em 7,50% ao ano, as contas antigas da poupança terão rendimento mensal de 0,50%. Isso corresponde a 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Com a mesma taxa básica de juros, o rendimento mensal da nova poupança será de 0,43%, sendo 5,25% ao ano mais a TR.
Ribeiro afirma que a taxa de administração dos fundos de investimento podem tirar o rendimento da aplicação. Em simulações de 0,50% a 3,00%, comparadas ao rendimento da nova e antiga regra, a poupança tem a melhor liquidez.
Na avaliação do executivo, o cenário continuará otimista. “A tendência é melhorar cada vez mais. O governo pode reduzir a Selic e aumentar a vantagem da poupança”, prevê.
Dicas para ser bom poupador
Quem já pensa em abrir uma caderneta de poupança, precisa manter boas práticas. “Uma educação financeira é, no momento, aquilo que mais carece o brasileiro, em termos de poupança”, analisa Luiz Felizardo Barroso, consultor financeiro e presidente da Cobrart Gestão de Ativos.
Para o especialista, é preciso poupar sempre, mesmo que sacrificando o consumo de supérfluos. Barroso orienta: “É preciso começar com um valor simbólico e adicionando o excedente de cada mês. Como diz o ditado, ‘de grão em grão a galinha enche o papo’”