9.15.2012

Excitação sexual pode reduzir sensação de nojo, diz estudo

Mecanismo serviria para evitar repulsa durante o ato sexual.
Pesquisa foi feita com 90 mulheres na Holanda.

Do G1, em São Paulo
20 comentários
Um estudo publicado nesta semana sugere que a excitação sexual sirva como uma maneira natural de reduzir o sentimento de nojo. A pesquisa foi feita apenas com mulheres.
A equipe liderada por Charmaine Borg, da Universidade de Groningen, na Holanda, acredita que essa seja uma explicação de por que as pessoas não sentem nojo do próprio ato sexual.
"Em geral, os estímulos envolvidos nos encontros sexuais são, pelo menos fora de contexto, considerados fortemente como tendo características nojentas. Saliva, suor, sêmen e odores corporais estão entre os principais causadores de nojo", afirma o artigo publicado pela revista científica "PLoS One".
A experiência foi feita com 90 voluntárias, divididas em três grupos. Por meio de filmes, cada grupo recebeu um estímulo diferente. No primeiro, os filmes estimulavam as participantes sexualmente. No segundo, o estímulo era positivo, mas não sexual. O terceiro filme tinha o objetivo de ser neutro, sem causar nenhuma sensação específica.
Uma vez estimuladas, as mulheres tinham que fazer determinadas atividades que poderiam ser consideradas nojentas. A lista de tarefas incluía beber um copo de suco que tinha um inseto dentro – o bicho era de plástico, mas elas não foram informadas sobre isso.
As mulheres que estavam sexualmente excitadas cumpriram as tarefas relutando menos do que as demais, o que levou os autores à conclusão de que o desejo sexual pode atuar no bloqueio do sentimento de nojo.

Nenhum comentário: