Rio -  O idoso se aproxima do aparelho de ginástica, na Praia de Botafogo, na Zona Sul, e se posiciona para o que parece ser um simples alongamento. Ele estica o braço pelo conjunto de barras de ferro, até o rosto se contorcer em dor. Depois, inicia uma flexão amparado pelos suportes. E chia, de novo. “Sem saber, muitos idosos desenvolvem lesões com ginásticas não monitoradas”, informa o ortopedista Marcelo Soares.
Cada vez mais, em diferentes pontos do estado, o poder público tem oferecido espaços com academias gratuitas para a população idosa. O problema, no entanto, recai exatamente no público da terceira idade, que usa essas aparelhagens sem devida orientação: “Os casos mais comuns são lesões musculares e de cápsula articular, que envolve internamente o ombro”, adianta Soares.
Com a praia ao fundo, a Academia da Terceira Idade de Copacabana é procurada durante todo o dia, mas só cedo e no fim da tarde há instrutores | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Com a praia ao fundo, a Academia da Terceira Idade de Copacabana é procurada durante todo o dia, mas só cedo e no fim da tarde há instrutores | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
De acordo com o especialista, é importante que os idosos realizem exercício físico, como a musculação, mas que tenham avaliação constante durante os movimentos: “Acabou aquela história de atividade de baixo impacto. O idoso tem sim que fazer musculação, se mexer, embora sempre acompanhado. Eles precisam de atenção séria e não podem fazer esforços com orientações amadoras, de quem compartilha o espaço”, diz.
Sempre disposta, a aposentada Elizabeth de Jesus, de 69 anos, recorrentemente se exercita em academias ao ar livre: “Eu adoro. Já viu essa vista?”, elogia a praia de mar cristalino à frente. Ela, que costuma usar aparelhos da Academia da Terceira Idade, conta que é instruída por profissionais: “Tem sempre um nos ajudando a se exercitar”, diz.
Mas, para a aposentada, o número de monitores deveria ser ampliada: “Falta gente em alguns horários. É normal ver leigos orientando os outros”, afirma Elizabeth.
Idoso prefere ginástica por conta própria
O aposentado Lívio Bhering, de 82 anos, é um dos muitos idosos que se exercitam nos aparelhos da Academia da Terceira Idade no Aterro do Flamengo. Mas ele usa os equipamentos sem acompanhamento: “Eu faço de forma moderada, que não gere muito impacto”, alega Bhering.
A mulher dele, Maria de Fátima, de 75 anos, é mais comedida: “Ela prefere se exercitar na academia do prédio porque se sente mais segura”, afirma o marido.
Mesmo sem instrutor, os resultados do exercício são sentidos por Bhering: “Controla minha pressão e regula a insulina. É importante fazer a ginástica”,diz.
Especialistas defendem exercícios
Ortopedista, Marcelo Soares aconselha a musculação ou treino aeróbico. Mas alerta que, apesar de a ginástica de baixo impacto como nos aparelhos das academia ao ar livre, não gerar, em princípio, riscos, a prática sem orientação por idosos com complicação de articulação pode levar a lesões.
O especialista explica que eles ficam mais sujeitos a se machucar por não saberem seus limites. “Num alongamento, há risco de não terem noção de como realizar o movimento”.
O cardiologista Salvador Manoel admite que há riscos, mas afirma que a atividade física não pode ser desestimulada. “Temos que caminhar para uma conscientização de ser saudável. Mas idosos precisam de atenção extra do estado”, diz o médico.
ATIVIDADE MONITORADA NO ESTADO
CAPITAL
São 80 Academias da Terceira Idade em toda a cidade. Os espaços contam com professores de Educação Física e Auxiliares de Enfermagem prontos para ajudar quem for malhar.
Os professores e enfermeiros ficam nas academias todos os dias, de 7h às 10h e de 16h às 19h. Para se inscrever, o idoso precisa levar atestado médico declarando que ele tem condição física para exercícios.
DUQUE DE CAXIAS
A cidade oferece a adultos e idosos um programa de iniciação esportiva. Para se inscrever, o candidato tem de apresentar um comprovante de residência na cidade e também um atestado médico.
Além disso, há três academias ao ar livre: Vila Olímpica, Praça do Humaitá e Praça da Apoteose.
Também nesses locais é exigindo comprovante de residência e atestado médico liberando o candidato para a atividade. Os exercícios são supervisionados por professores de educação física da Secretaria municipal de Esporte e por profissionais voluntários.
MESQUITA
A prefeitura desenvolve para os idosos o programa Ativa Idade, com exercícios gratuitos, como ginástica e hidroginástica em vários bairros. O público da terceira idade conta também com o Centro de Convivência para Idosos, que promove caminhadas ecológicas. O candidato precisa apresentar atestado médico, com laudo de cardiologista liberando para a prática de exercícios.

NOVA IGUAÇU
O município conta com Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) que oferece também diversas atividades, como hidroginástica e hidroterapia, tai chi chuan, ioga, fisioterapia, hidroterapia e ginástica localizada. Para o idoso se inscrever é preciso apresentar atestado médico no local.
POR Bruno Trezena
O Dia