9.10.2012

Juliana Paes lidera lista de brasileiros famosos mais usados pelo cibercrime

Nome de atriz é usado em ameaças virtuais, diz empresa de segurança.
Débora Falabella, Ísis Valverde e Leandra Leal também estão na lista.

Do G1, em São Paulo

juliana paes (Foto: AE) 
A atriz Juliana Paes (Foto: AE)
A atriz Juliana Paes lidera a lista de celebridades brasileiras mais usadas pelo cibercrime para atrair vítimas, segundo lista divulgada pela McAfee nesta segunda-feira (10). O ranking traz os nomes que são mais ligados a sites de downloads, notícias ou imagens que podem conter ameaças ou códigos mal intencionados.
Além de Paes, fazem parte da lista das mais “perigosas” as atrizes Débora Falabella, Ísis Valverde, Leandra Leal, Taís Araújo e Cláudia Abreu.
De acordo com a empresa de segurança, os cibercriminosos usam os nomes de celebridades em evidência para atrair pessoas para sites que, na realidade, estão cheios de ameaças criadas para roubar senhas e informações pessoais. “Pesquisar o nome de uma celebridade e incluir nas buscas ‘downloads gratuitos’ e ‘fotos nuas’ como parte do termo de pesquisa gerou resultados mais perigosos”, alertou a McAfee, em comunicado divulgado.
Nas pesquisas realizadas em todo o mundo, a atriz Emma Watson lidera a lista – “praticamente, um a cada oito links sobre Emma leva o internauta a um site mal-intencionado”, diz a McAfee. Veja a lista completa de celebridades internacionais mais “perigosas” (o grau de risco representa a possibilidade de encontrar um site malicioso ao buscar pela celebridade):
Celebridade Profissão Grau de risco
Emma Watson Atriz, conhecida por seu trabalho na série de filmes "Harry Potter" 12,6%
Jessia Biel Atriz e modelo 11,77%
Eva Mendes Atriz, conhecida por seu trabalho em "+ Velozes + Furiosos" e "Hitch" 11,15%
Selena Gomez Cantora e atriz. Namorada de Justin Bieber 10,94%
Halle Berry Atriz vencedora do Oscar 10,83%
Megan Fox Atriz conhecida por seu trabalho em "Transformers" 10,73%
Shakira Cantora e compositora 10,73%
Cameron Diaz Atriz 10,52%
Salma Hayek Atriz, produtora e diretora, vencedora do Oscar 10,31%
Sofia Vergara Atriz conhecida por seu trabalho em "Modern Family" 10,1%

“Ao pesquisar na Internet, os internautas ficam tão empolgados para ver fotos, vídeos e notícias sobre suas celebridades favoritas que se esquecem que links para sites com fotos de famosos e páginas de eventos podem conter conteúdo mal-intencionado”, disse Paula Greve, diretora de pesquisa sobre segurança na Web da McAfee, segundo o comunicado divulgado pela empresa.
A empresa de segurança também recomenda o cuidado com as supermodelos. Segundo a McAfee, Elle Macpherson, Bar Refaeli e Kate Upton estão na lista dos 20 nomes mais usados pelo cibercrime.

Nenhum comentário: