9.12.2012

Transtorno de ansiedade

QUANDO A ANSIEDADE SE TRANSFORMA EM UM PROBLEMA

Quando a ansiedade se transforma em um problema
Saiba por que isso é tão perigoso!

Atualmente, um dos grandes males da sociedade é a ansiedade. Quem nunca sentiu medo ou insegurança antes de um compromisso importante, uma reunião de trabalho ou uma entrevista de emprego? Ou aquele friozinho na barriga antes de uma festa ou um encontro? São sentimentos como esses que desencadeiam a tão famosa ansiedade e, consequentemente, outros problemas psicológicos e físicos.
“Quando essas manifestações são intensas, duradouras ou desproporcionais, levando prejuízos à vida das pessoas, significa um cenário de transtorno de ansiedade”, explica
Patrícia Mekler, coordenadora de psicologia da Psicocare (SP).

Segundo a especialista, a ansiedade é caracterizada como um sentimento desagradável de medo, insegurança ou apreensão, que pode surgir como resposta do organismo diante de uma ameaça real ou imaginária. “Quando se torna algo frequente e passa a afetar as atividades cotidianas e o convívio social, é necessário buscar o auxílio médico e psicológico”, avalia.
Pacientes dentro deste quadro apresentam pouca motivação para mudanças e dificuldades em controlar suas emoções e reações, prejudicando suas vidas em aspectos sociais, laborais, relacionais e orgânicos.
“Eles ficam perturbados facilmente e uma das características comportamentais mais marcantes é o pensamento dominado por catástrofes ou incompetência pessoal”, explica Patrícia.
Muitas vezes, o paciente convive com esse sentimento acreditando ser algo comum, mas o problema pode ser controlado com medicamentos aliados a diferentes técnicas de psicoterapias. Apesar de o tratamento ser simples, Patrícia ressalta: “Os medicamentos devem sempre ter prescrição e acompanhamento médico para que os resultados sejam os esperados”.
Sintomas da ansiedade:
• Somáticas (como taquicardia, tremores, sudorese, boca seca, entre outros);
• Comportamentais (agitação, insônia, medos, etc.);
• Cognitivas (apreensão, nervosismo, preocupação, irritabilidade e desatenção).

ANSIEDADE PODE GERAR PÂNICO E FOBIAS

Ansiedade pode gerar pânico e fobias
Cuidar da ansiedade contínua é necessário!

Taquicardia, produção de suor, hiperventilação, aumento da pressão arterial, apreensão e inquietude. Se você sente esses sintomas com frequência, atenção: a ansiedade já faz parte da sua vida e pode acarretar alguns problemas sérios. Segundo Julio Peres, psicólogo clínico e doutor em neurociência e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), a ansiedade pode variar em intensidade e expressão conforme a importância que se atribui ao risco iminente.
De acordo com o psicólogo, é preciso prestar atenção na ansiedade quando esta for contínua e crescente no dia-a-dia. “A experiência clínica revela que a ansiedade crônica pode exercer uma influência significativa em comportamentos como isolamento social, distorções de percepção da identidade pessoal e alterações da crítica e do julgamento”, disse.
“Deve-se recorrer à psicoterapia quando a ansiedade e o sofrimento forem expressivos a ponto de limitar a vida diária pela presença de sintomas como distanciamento afetivo, estado de alerta contínuo, pensamentos indesejáveis, insônia, irritação e agressividade”, completou.
A demora em se tratar a ansiedade pode gerar sofrimentos mais graves como o pânico, a depressão, fobias específicas, transtornos psicossomáticos, de estresse pós-traumático, entre outros.
Em tempos de fortes pressões e novas necessidades, a ansiedade pode atingir vários departamentos da vida e, em especial, o campo familiar e profissional. De acordo com o Dr. Julio Peres, os eventos mais associados à ansiedade das pessoas que o procuram são: separação conjugal (infidelidade); decepções (quebra de confiança); mudanças drásticas de vida (cirurgias, enfermidades, perda de emprego); pressões no trabalho; conflitos familiares (discussões graves, brigas); perda de entes queridos (especialmente familiares); abortos; violência e acidentes.
Segundo Peres, a auto-indução de relaxamento, com foco na respiração tranquila, apoiada por pensamentos suaves como, “eu me sinto tranqüilo e seguro”, pode ajudar, assim como a consciência dos momentos simples e agradáveis do dia a dia também ajudam a resgatar o referencial adormecido do bem-estar.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade? Peres explica que “falar sobre as ocorrências que geram ansiedade ameniza gradativamente a expressão emocional desregulada e à medida que o individuo verbaliza, a organização mental se configura”.

7 ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE

7 alimentos que combatem a ansiedade
Faça a sua lista e corra para o mercado. Nada melhor do que levar a vida de uma maneira mais tranqüila!


Alface: Esta é uma ótima opção para aliviar os sintomas de irritação. Mas, invista no talo! Ele contém lactucina, substância que funciona como calmante.

Banana: Contém grande quantidade de potássio, carboidrato, magnésio e biotina, que estimula o sono e te ajudarão a dormir as oito horas que são necessárias para descansar de verdade!

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Sem contar que também influencia na normalização do sistema nervoso.

Frutos do mar: Por serem ricos em zinco e selênio, agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, já que é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. O suco é sua melhor opção de consumo!

Mel: Influencia a produção de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

Tomate: Por ter grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, ajuda a combater a irritação. sem contar que é barato e de consumo muito prático.


Nenhum comentário: