9.12.2012

Novo spray oral pode evitar gripes e resfriados

Novo produto apresentado durante encontro americano consegue barrar a entrada de vírus e bactérias pelas vias respiratórias e eliminá-los do organismo

O spray oral Halo Oral Antiseptic ajuda na prevenção contra vírus e bactérias presentes no ar
O spray oral Halo Oral Antiseptic ajuda na prevenção contra vírus e bactérias presentes no ar (Reprodução)
Um spray oral antisséptico batizado de Halo Oral Antiseptic é eficiente em eliminar 99,9% de germes infecciosos presentes no ar — como vírus e bactérias —, indicaram dois estudos apresentados na Conferência Interciência de Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia, em São Francisco, Estados Unidos. O produto, dizem os pesquisadores, pode ser usado para evitar epidemias.
"As doenças do trato respiratório são uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo", diz Frank Esper, especialista em doenças infecciosas e um dos autores de um dos estudos. Segundo ele, existe hoje pouco progresso na prevenção de infecções por vírus respiratórios. "O Halo oferece proteção contra germes presentes no ar, como o vírus influenza e o rinovírus."


Esper e sua equipe usaram glicerina e goma xantana (aditivo usado pela indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante e emulsificante) para formar uma barreira microbial. Essa barreira funcionaria como um impermeabilizante, impedindo que os micro-organismos entrassem no corpo. À mistura, foi acrescentado cloreto de cetilpiridínio (antisséptico usado em enxaguantes bucais), para matar os vírus e as bactérias invasoras.
De acordo com o pesquisador, o spray poderá ajudar a evitar infecções e reduzir riscos de epidemias e pandemias. Além de ajudar, em especial, pessoas em risco de doenças respiratórias severas, como aquelas com o sistema imunológico comprometido.
Segundo estudo — Outra pesquisa, coordenada por Mahmoud Ghannoum, do UH Case Medical Center, nos EUA, também conseguiu demonstrar a eficácia do Halo contra germes patogênicos. Além dos benefícios já comprovados pela equipe de Esper, Ghannoum descobriu ainda que o Halo foi eficiente em eliminar completamente 11 tipos da bactéria causadora da coqueluche.

João Toniolo Neto, geriatra e diretor do projeto Vigilância Epidemiológica da Gripe (VigiGripe), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É também autor do livro A História da Gripe.

Nenhum comentário: