9.14.2012

Um terço da população nunca foi ao oftalmologista, diz pesquisa

Dos que já procuraram um especialista, 18% só foram ao consultório uma única vez. Especialistas alertam para doenças que levam à perda da visão, como glaucoma


Segundo o estudo, 22% ignoram que a doença afeta os olhos e 12% não sabem o que pode causar cegueira
Foto: Berg Silva/11-05-2007
Segundo o estudo, 22% ignoram que a doença afeta os olhos e 12% não sabem o que pode causar cegueira Berg Silva/11-05-2007
SÃO PAULO - O brasileiro ignora a saúde da visão. Uma pesquisa inédita, realizada pelo Ibope com mais de duas mil pessoas em toda as regiões do país, revela que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista. O dado alerta para o desconhecimento para doenças que causam cegueira, como o glaucoma. Dos 64% que foram ao oftalmologista, 18% só visitaram o especialista uma única vez.
— Isso é consequência da falta de infomação sobre a importância dos exames oftalmológicos de rotina. O desconhecimento sobre o glaucoma também chamou a atenção, já que a maioria acredita que a cegueira pode ser curada — afirma o oftalmologista Vital Paulino Costa, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma.
Segundo o estudo, 22% ignoram que a doença afeta os olhos, 12% não sabem o que pode causar cegueira, 46% acham que a doença tem cura e 41% dos entrevistados consideram que a perda de visão causada pelo glaucoma pode ser revertida.
— As pessoas confundem glaucoma com catarata. A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, porem reversível. No caso do glaucoma, apesar de levar alguns anos até o paciente perder a visão, quando a doença chega a este grau é irreversível — detalha Costa.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária e progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular. Causa lesão no nervo óptico. O mal atinge hoje 2% dos brasileiros acima dos 40 anos (cerca de 1 milhão de pessoas), chegando a triplicar após os 70. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo. O grande problema é que o glaucoma costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado ou quando ocorre perda do campo visual.
A pesquisa também apontou que tanto jovens quanto idosos desconhecem o glaucoma. Quase um terço dos entrevistados com mais de 40 anos ignora completamente o assunto e cerca da metade (48%) dos que já ouviram falar sobre a doença desconhecem completamente ou são incapazes de distinguir corretamente os principais fatores de risco. Mesmo entre os mais informados, os fatores de risco ainda apresentam alto índice de desconhecimento: ter mais de 40 anos (82%), ter familiares com glaucoma (53%), ser negro (98%) e ter pressão alta do olho (17%).
A adesão ao tratamento é fundamental para que a enfermidade não evolua ainda mais, pois não existe cura para o glaucoma, mesmo em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos.
— Com diagnóstico precoce, conseguimos estabilizar a visão do paciente. Importante que a pessoa vá ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano e também peça para ser avaliado o nervo ótico e medição da pressão intraocular — alerta o especialista.
O ceratocone também costuma ser descoberto quando a visão está bastante comprometida, lembra o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, em São Paulo.
— O ceratocone, doença que afina a parte central da córnea, geralmente aparece na adolescência e responde por 70% dos transplantes de córnea — diz Queiroz Neto.
ão.

Nenhum comentário: