Rio -  O Brasil firmou parceria com o vencedor do prêmio Nobel de Medicina de 1998, Ferid Murad, para fazer testes clínicos e avaliar a eficácia de dois tratamentos criados pelo médico americano: um para diarreia infantil e doenças inflamatórias do intestino; e outro para um tipo de tumor cerebral comum e agressivo: o glioblastoma.
O acordo, oficializado em São Paulo, vai ter colaboração da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Elas vão ajudar nos testes com pacientes.
Ferid Murad ganhou o Prêmio Nobel de 1998 com suas descobertas | Foto: Reprodução Internet
Ferid Murad ganhou o Prêmio Nobel de 1998 com suas descobertas | Foto: Reprodução Internet
A pesquisa com a droga contra a diarreia deve começar em até dois anos. Segundo Murad, o problema pode ser provocado por várias bactérias, entre elas a Escherichia coli. O pesquisador descobriu que a bactéria aumenta a produção da molécula GMP cíclico. Foi essa descoberta que lhe rendeu o prêmio Nobel em 1978.
Há oito anos, ele descobriu um componente capaz de bloquear a produção da substância pelas bactérias. Em testes com animais, o componente curou a diarreia provocada pela E. coli.
Em outro estudo, feito em uma universidade canadense, Murad descobriu que o componente ajuda também a combater doenças inflamatórias do intestino.
TRATAMENTO CONTRA CÂNCER
O pesquisador identificou que a enzima que produz o GMP cíclico faltava em muitos tipos de tumor. Por isso, Murad criou a hipótese de que, aumentando a produção dessa molécula, o tumor pararia de crescer.
Em camundongos, a estratégia aumentou a sobrevida.Os animais tratados viveram por 84 dias, enquanto os nãotratados sobreviveram por apenas três semanas. Segundo Murad, a terapia pode ser tratar câncer de pulmão, pâncreas e ovário. A Unicamp vai iniciar pesquisa em 2013 para saber se a droga pode agir no cérebro.