11.08.2012

Uniformes Japoneses- Uma mistura de Status e sensualidade

Os  uniformes Japoneses que nós brasileiros tanto adoramos, vários sentidos, já fazem parte do universo dos orientais há bastante tempo,pois a parti do chugaku (Ginásio) que todos os estudantes precisão vestir obrigatoriamente o uniforme da escola. Mas é no Kouko (colegial) que o uniforme começa a ser visto pelos estudantes como expressão de status, desejo e sensualidade.
Estas roupas dos orientais despertam um verdadeiro desejo, Já que são através deles que podemos identificar quais são os Japoneses que estão melhores nas escolas do Japão. Afinal estamos falando de um país que enfatiza tanto a educação que ela já e vista como uma forma de ascensão social.
Ou seja , você esta usando o uniforme de um das melhores escolas do Japão, e sinal que você tem sapiência e passara em uma das melhores universidades e acabará trabalhando em uma das grandes multinacionais de renome do país.
  Depois da época da escola, os uniformes estarão sempre presentes na vida dos Japoneses, seja no escritório, numa multinacional,em uma loja ou fábrica, até chegar a sua aposentaria quando uniforme é posto de lado. Mas a casos em que mesmo depois de aposentados as pessoas continuam levando os seus negócios, ou seja, alguns Japoneses nunca irão aposentar seus ''amados'' uniformes.


Da Era Menji até hoje: Foi Meiji , no século XIX, quando o país investia pesado na sua modernização, que os uniformes Japoneses começam ser de uso obrigatório entre os estudantes; seguindo, é claro, o padrão ocidental.
Este padrão ocidental pode ser visto até hoje nos uniformes chamados Gakuran (algo como uniforme de estudante ocidental).

As Inspirações: o traje masculino foi inspirado na farda do exercito da Prússia, já o clássico uniforme de marinheiro das colegiais (chamada de Seirafuku), foi inspirado na marinha Real Britânica e só apareceu por volta de 1921. Foi só depois da segunda Guerra Mundial que o estilo marinheiro  se popularizou , ficando apenas uma camisa capela, laço na camisa e uma saia básica com pregas.
As cores também seguem um padrão até hoje, não fugindo muito dos tons de azul,branco,cinza,preto, verde claro e xadrez para as saias.As composições das peças também não são novidade, já que foi inspirado fortemente nas escolas religiosas do ocidente e adotado em escolas particulares no ano de 1980.Ou seja, nesta composição de peças teremos o Burêzakata (blazer) com brasão da escola bordado em um dos bolsos, as calças sociais, as camisas  brancas com gravatas e as famosas saias com pregas estampadas em  Xadrez, e claro não podemos esquecer que os tecidos também variam conforme as estações do ano, sendo que no inverno podemos ver os estudantes com casacos , camisas de mangás longas  mas no caso das colegiais, de saia. Pensando bem é muita coragem sair de pernas de fora no inverno Japonês em que as temperaturas chegam a baixo de zero e ainda por cima neva.




E aqui no Brasil: Nós brasileiros conhecemos muito bem os uniformes Japoneses, tudo graças aos animes e Mangás, nós podemos ver milhares de estudantes  desfilando poses malvadas e esbanjando sensualidade em trajes escolares customizados.
Já os uniformes femininos  são um paraíso para nos Garotos, são um paraíso a parte para nós vamos 2 imagens de animes que mostra uniformes em animes que só aumentam o fetiche sobre os famosos uniformes escolares ao estilo marinheiro.
  

K-on!!












Tenjou tenge








Agora vou citar duas bandas que usam este estilo de usar uniformes de colégio.

O grupo de meninas "AKB48"


















 


A Banda Scandal:



2 comentários:

Aleh disse...

na primeira foto tem a jan di de BBF , é meio que coreano, os uniformes deles são um pouco diferentes

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

AS JAPINHAS FICAM LINDAS NESSES UNIFORMES