11.05.2012

Prisão de ventre: mitos e verdades

Beber água ajuda a aliviar o problema, mas comer mais fibras não significa que o mal será curado. Veja verdades e lendas sobre assunto




Especialistas ajudaram site a dizer o que é verdade e o que não sobre a prisão de ventre
Foto: Guilherme Leporace/18-11-2011



O site de medicina WebMD, com a ajuda de diversos especialistas, divulgou mitos e verdades sobre a prisão do ventre. O mal se caracteriza quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Algumas acham o processo dolorido e frequentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio. Veja algumas verdades e lendas sobre o problema.

É preciso ir ao banheiro uma vez por dia? Fato.
Não ir ao banheiro por muito tempo, faz com que as fezes se resequem na saída do reto formando uma "Rolha".    
Algumas chegam a ir três vezes ao dia. Outras, três vezes por semana. Apesar do mais comum ser uma vez por semana,. A prisão de ventre é caracterizada quando há menos de três vezes por semana. Neste caso, é melhor procurar o médico.

Beber água ajuda? Fato.
Beber muita água ajuda a evitar a desidratação, o que pode levar à prisão de ventre. Líquidos conseguem manter as fezes menos densas. Converse com um médico sobre qual o volume de água ideal. É imporante, também, limitar bebicas alcoólicas ou cafeinadas.

Prisão de ventre significa que a pessoa precisa comer mais fibras? Mito.
Aumentar o consumo de fibras na dieta pode até ajudar no problema, mas a prisão de ventre crônica é mais complexa. Pode indicar um mal funcionamento da glândula tireóide ou diabetes.Pode também ser resultado de Mal de Parkinson ou até câncer. Se os sintomas durarem mais de duas semanas, o melhor é procurar logo um médico.

Não se deve segurar a vontade? Fato .
O trabalho pode estar intenso e o tempo pequeno para ir ao banheiro. Ou então dá para esperar até chegar em casa, mas ignorar a urgência pode agravar a prisão de ventre ao diminuir os sintomas do problema com o passar do tempo. Quando a natureza chamar, responda.

Exercícios físicos ajudam a evitar o problema? Fato.
Falta de atividade física pode contribuir para a prisão de ventre. Os exercícios ajudam a regularizar o movimento do intestino e a reduzir o estresse. O ideal é esperar pelo menos uma hora após uma grande refeição para realizar alguma atividade. Uma caminhada de 10 a 15 minutos por dia já faz diferença.

O humor pode afetar a regularidade do funcionamento do intestino? Fato.
Depressão gera prisão de ventre ou piora o problema. Reduzir o estresse ajuda a evitar ou curar o mal.

Nenhum comentário: