11.08.2012

Desemprego na Grécia bate recorde e chega a 25,4%


DA REUTERS, EM ATENAS
Crise Econômica A taxa de desemprego na Grécia atingiu a marca recorde de 25,4% em agosto, mais que o dobro da média de 11,5% da zona do euro, disse o serviço de estatísticas da Grécia ELSTAT nesta quinta-feira.
O anúncio é feito na semana em que o Parlamento grego vota os cortes no Orçamento, avaliados em € 18 bilhões (R$ 46,8 bilhões). As medidas de austeridade são uma exigência dos credores internacionais para conceder a segunda parcela do resgate financeiro ao país.
Em agosto, 1,27 milhão de gregos estavam desempregados, uma alta de 38% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os mais afetados são os jovens entre 15 e 24 anos, com 58% de desemprego, ante 20% do mesmo período de 2008.
O percentual de pessoas sem trabalho sobe há três anos e três meses no país e mais que triplicou desde o início da recessão, em 2008. No período, a estimativa é que a Grécia tenha perdido 20% de suas riquezas.
A queda deve continuar em 2013, quando o governo terá que aplicar os cortes de gastos previstos pela troika --grupo de credores, composto por União Europeia, BCE (Banco Central Europeu) e FMI (Fundo Monetário Internacional).

Nenhum comentário: