11.07.2012

Por que os cabelos caem

Thinkstock
Dedico este texto aos milhões de fios de cabelo caídos pelo mundo. Aos fios que acabaram no ralo. Aos que ficaram no travesseiro. Aos esquecidos nos incômodos assentos de aviões. Aos perdidos nos ombros de paletós. Aos que tombaram na calçada e aos que voaram pela janela do carro para nunca mais voltar. Mas é hora de pensar nos bravos fios que resistiram e cuidar para que não nos deixem tão cedo.
Caspa causa queda de cabelos?
Caspa sinaliza que o couro cabeludo está com dermatite seborreica, cujos sintomas são – além da própria caspa – excesso de oleosidade, vermelhidão e coceira. A dermatite pode causar queda de cabelo. Ou seja, se a pessoa está com caspa é sinal que pode estar perdendo cabelos por causa de dermatite. Se for este o seu caso, procure seu dermatologista.
Secador e chapinha causam queda de cabelos?
Não. Excesso de calor pode ressecar e danificar o fio, deixando-o sem brilho e quebradiço. Apesar disso, secador e chapinha não atingem o folículo capilar, estrutura que produz o fio e é responsável pelo seu crescimento e queda. Mas use delicadeza porque se você puxar muito seus fios quando faz escova, a tração forte e constante vai acabar arrancando-os.
Tintura causa queda?
Não. O motivo é o mesmo do secador e da chapinha: a tintura age no fio e não na raiz, e por isso não influencia na queda. Mas pode acontecer enfraquecimento das hastes dos cabelos, deixando-os ressecados, com pontas duplas e quebradiços. Uma exceção é quando a pessoa é alérgica à tintura. Aí o dano é maior, e pode ocorrer queda de cabelo após a tintura. Neste caso, a queda é acompanhada de vermelhidão, coceira e descamação do couro cabeludo.
Lavar os cabelos todos os dias causa queda?
Não. Os fios que caem durante o banho iriam cair de qualquer modo, pois estavam na fase de queda, completando o ciclo natural de vida deles. Massagear ou esfregar o couro cabeludo durante o banho também não causa queda de fios. Mas cuidado: o excesso de lavagens pode ressecar o cabelo. E, em pessoas com tendência a dermatite seborreica, água quente e massagem excessiva no couro cabeludo estimulam a oleosidade.
Boné ou capacete causam queda de cabelos?
Não, se o uso for esporádico. Mas usar diariamente um boné apertado  pode causar queda de fios nos pontos onde ele pressiona a pele. Também, ao passar muito tempo de boné, o calor e a umidade podem agravar uma dermatite seborreica, causadora de queda de cabelo. Mas, em geral, boné e capacete costumam ser inofensivos.
Penteado preso causa queda de cabelos?
Sim. Cabelos presos, como rabo de cavalo ou coque apertados, causam queda dos fios mais tracionados. É a chamada alopecia por tração, que é reversível mudando o penteado ou afrouxando o rabo ou coque.
Piscina prejudica o cabelo?
Sim. Cloro, algicidas e outros produtos de manutenção da água da piscina ressecam os fios e os deixam quebradiços. Claro que os benefícios da natação superam esses inconvenientes. E sempre dá para tomar cuidados extras: usar touca de silicone, por exemplo, que é mais impermeável à água. No banho, após a piscina, enxaguar abundantemente o cabelo com água morna ou fria. Usar condicionador regularmente, para hidratar, e fazer periodicamente máscaras capilares hidratantes ou hidratação no cabeleireiro.
Stress causa queda de cabelos?
Sim. Stress é uma causa frequente de queda de cabelos. E em pessoas predispostas a alopecia areata, condição que deixa o couro cabeludo com áreas arredondadas completamente calvas, o stress pode deflagrar uma crise.
Má alimentação causa queda?
Sim. Má alimentação é outra causa frequente de queda de cabelos. Para os cabelos serem saudáveis, a dieta deve ser balanceada. Inclua fontes de ferro, proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas na sua alimentação.
Cortar fortalece os cabelos?
Não, infelizmente. Cortar o fio de cabelo não interfere no folículo, estrutura responsável pela produção e crescimento do fio. Nem na lua cheia, desculpe contradizer este mito tão simpático. Mas o corte elimina pontas ressecadas e pontas duplas, contribuindo para a boa aparência dos cabelos.
Queda de cabelos pode sinalizar problema de saúde?
Sim, e por isso é importante procurar orientação médica ao notar que seus cabelos estão caindo mais que o habitual. Alterações da tireoide, alterações hormonais, anemia, uso ou suspensão de alguns medicamentos, entre outras causas, podem afetar o ciclo normal de crescimento dos cabelos.Por Lucia Mandel

Nenhum comentário: