12.03.2013

Qualidade dos sites sobre Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC) é uma boa


   





Pessoas que sofrem de transtorno obsessivo compulsivo, o popular TOC, podem buscar informações na web sobre o problema. Uma pesquisa suiça avalia a qualidade dos sites e das informações sobre TOC
Você confia nas informações sobre saúde obtidas na Internet?  Clique aqui para votar
         A Internet é cada vez mais utilizada como fonte de informação para questões de saúde mental.  Pessoas ou parentes de pessoas que sofrem de transtorno obsessivo compulsivo, o popular TOC, podem se sentir compelidos a buscar informações de boa qualidade na web sobre o problema. Mas será que eles vão encontrar informação de boa qualidade ?. Esta questão foi abordada por um estudo realizado por pesquisadores suíços que avaliaram o conteúdo de diversos sites em inglês que focavam a TOC. Eles compararam também dois sistemas de busca, o Google, mais genérico e outro, especializado em assuntos de medicina. Alguns instrumentos pré-existentes foram usados para avaliar a qualidade dos conteúdos e eles incluíam aspectos como compreensibilidade e autoria do texto, além de interatividade com leitor.
          Vejamos o que aconteceu. Dos 235 links encontrados, 53 sites foram analisados. A primeira boa surpresa é que o a qualidade do conteúdo dos sites sobre TOC foi relativamente boa. A segunda é que não houve grande diferença entre os motores de busca, ou seja, o Google mandou tão bem quanto o buscador especializado em temas médicos. Para quem desconfia da internet como fonte de informação para problemas médicos, aqui foi exatamente o contrário. Mas vale lembrar que pesquisas indicam que até 80% das pessoas conectadas na web procuram informações sobre saúde, mas, principalmente, sobre doenças e tratamentos. E que para alguns casos, como por exemplo, do transtorno bipolar e da depressão, outros estudos mostraram que o conteúdo dos sites também era bom.
          Os autores destacam que ao longo das décadas se observa evolução na informação médica veiculada pela internet, mas que, obviamente, ela não exclui o diálogo entre paciente e provedor de saúde. De fato, eles sugerem que a informação coletada na rede seja discutida com o médico.  É um jeito direto de dizer que nenhum médico vai perder pacientes para o “Dr Google”. (Klila et al. Quality of Web-based information on obsessive compulsive disorder.  Neuropsychiatric Disease and Treatment

Escrito por Dr. Alexandre Faisal

Comentário "boaspraticasfarmaceuticas" : O fator mais positivo na Internet é que hoje ninguém engana ninguém, ou seja  o paciente tem o direito de saber se o tratamento é o mais indicado e condiz com que o DOUTOR está receitando. é importante que o paciente cheque os sites confiáveis como aqueles das sociedades brasileiras da especialidade médica.  

Nenhum comentário: