12.03.2013

Um esforço enorme para deuubar a presidenta Dilma nas pesquisas

Datafolha aponta vantagem menor de Dilma para 2014 em SP e no RJ

Dados foram divulgados na edição desta terça (3) pela 'Folha de S.Paulo'.
Dilma tem mais dificuldade de recuperar popularidade no Sudeste.

Do G1, em Brasília
98 comentários
Pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta terça-feira (3) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que a presidente Dilma Rousseff tem vantagem menor na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2014 nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O levantamento nacional, divulgado no fim de semana, mostrou que Dilma tem 47% das intenções de voto, o senador Aécio Neves registra 19% e o governo de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), 11%. Em São Paulo, o percentual de intenção de voto de Dilma fica em 38% contra 18% de Aécio e 13% de Campos. No Rio, a presidente aparece com 41% ante 16% de Aécio e 11% de Campos.
No levantamento nacional, Dilma ganharia no primeiro turno com vantagem de 17 pontos sobre os dois adversários diretos. Em São Paulo e no Rio, isso aconteceria com vantagem menor. No Rio, a vantagem cai para 14 pontos e em São Paulo, sete pontos.
Apesar da redução nas intenções de voto para Dilma nos dois estados, os adversários permanecem dentro da margem de erro, de acordo com o Datafolha. O que aumenta é a fatia de brancos, nulos ou daqueles que não sabiam ou não responderam. Na pesquisa nacional, o percentual é de 23%, mas sobe para 31% em São Paulo e 33% no Rio.
O Datafolha realizou a pesquisa nos dias 28 e 29 de novembro. A margem de erro nacional e em São Paulo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No Rio de Janeiro, a margem é de três pontos.
Os dados mostram ainda que nos dois estados Dilma enfrenta maior dificuldade para recuperar a popularidade perdida durante as manifestações de junho em todo país. A aprovação ao governo é considerado ótimo ou bom por 41% considerando todo o país. Em São Paulo, vai para 34%. No Rio, fica em 31%.
Outros candidatos
A pesquisa mostrou também que, quando a avaliação considera outros candidatos, a vantagem de Dilma é reduzida.
Em cenário com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, como candidato, Dilma teria 44% na média nacional contra 15% de Barbosa. Aécio iria a 14% e Campos ficaria com 9%.
Em São Paulo, Dilma iria a 33% e Barbosa bateria 20%. No Rio, Dilma teria 36% e Barbosa, 21%.
Contra Marina Silva e Aécio, no cenário nacional, Dilma ficaria com 42% contra 26% da ex-senadora. Em São Paulo, haveria empate técnico: Dilma com 32% contra 31% de Marina. No Rio, Dilma ficaria com 38% e Marina com 29%.

Nenhum comentário: