Presidenta assinou os primeiros contratos de partilha do pré-sal nesta segunda
TerraAo assinar os primeiros contratos de partilha da camada pré-sal com os vencedores do campo de Libra, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o País está aberto ao investimento privado. A declaração ocorre em um contexto recente de privatizações dos setores de infraestrutura, tanto em logística como em energia.
"O Brasil dá claramente um sinal efetivo, concreto e inequívoco de que está aberto ao investimento privado – nacional ou estrangeiro", disse a presidente, em discurso. "Esta solenidade atesta mais uma vez que o sucesso das parcerias que meu governo tem firmado com a iniciativa privada,parcerias que vão além do petróleo e do pré-sal."
O governo tem feito investidas para atrair interessados nos programas de logística e exploração de petróleo, mas o setor privado vem sequeixando de intervencionismo do governo e demonstrou baixo interesse em projetos estratégicos. No leilão de Libra, por exemplo, apesar do discurso do setor público de que o certame foi um sucesso, houve apenas um consórcio interessado.
No entanto, os leilões dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG), bem como o do trecho mato-grossense da BR-163 foram bem sucedidos, aumento o otimismo do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário