2.01.2014

Mujica encontrou um Fidel 'deteriorado', mas 'preocupado' com a humanidade

O encontro aconteceu em Cuba na 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

EFE
Uruguai - O presidente do Uruguai, o ex-guerrilheiro José Mujica, viu o líder cubano Fidel Castro "idoso" e "deteriorado" do ponto de vista físico, mas "preocupado com o destino da Humanidade" durante o recente encontro que tiveram em Havana.
"O Fidel idoso, com a saúde deteriorada, está em linha, é um prosseguimento de uma figura lendária. Para mim é uma fonte de aprendizagem e uma honra poder conversar com ele", afirmou Mujica, de 78 anos, em entrevista em Cuba concedida ao "Canal 10" da televisão uruguaia e divulgada nesta sexta-feira.
Mujica disse que "os anos chegaram" para Castro, que tem 87 e está afastado do poder desde 2006, e reconheceu que "fisicamente está deteriorado, mas sua preocupação mais forte é com o mundo que não vai ver, como o homem pode conseguir desperdiçar menos recursos".
"Mais do que nunca, Fidel tem preocupações de caráter superior com o destino da Humanidade", acrescentou.
O encontro do presidente uruguaio José Mujica e do ex-presidente de Cuba Fidel Castro no dia 29 de janeiro por ocasião da Celac
Foto:  EFE
A reunião entre Mujica e Castro aconteceu nesta quarta-feira, no marco da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada em Havana.
"A troca com Mujica se caracterizou com o diálogo sincero e fraterno, e a coincidência acerca dos principais problemas que põem em perigo e afetam a Humanidade", assegurou nesta quinta-feira o jornal "Granma" sobre o encontro.
Segundo o jornal, na reunião foi ressaltada "a necessidade da luta pela paz, pelo bem-estar e pela sobrevivência da Humanidade".
O encontro anterior do presidente uruguaio com Castro aconteceu em julho do ano passado, quando viajou para a ilha em sua primeira visita oficial desde que assumiu a Presidência em 2010.

Nenhum comentário: