1.28.2014

Saiba como perder os quilos acumulados nas férias

Emagrecimento

No período de descanso, é comum relaxar também na dieta. Mas uma rotina com hábitos saudáveis repara os danos

Drinques de verão
No fim do ano, o risco de abusar de álcool e alimentos calóricos é maior (Thinkstock)
Nas férias, as pessoas costumam dar adeus a obrigações que vão além do trabalho e dos estudos – como a dieta e os exercícios. "É possível reverter os exageros cometidos no período de descanso com uma mudança de hábitos", afirma o endocrinologista Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
O ideal é que essa mudança não aconteça apenas nos primeiros dias de volta à rotina, mas que seja mantida ao longo do ano. A endocrinologista Maria Edna de Melo, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), ressalta a importância de realizar uma transição gradual. "Não adianta querer perder tudo que ganhou em um mês em um único dia", diz. "O segredo é ter um planejamento, seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios e não apostar em um regime cheio de restrições."
Segundo Maria Edna, os resultados podem começar a ser vistos a partir de sete dias. "Se em uma semana sem exercícios e dieta os prejuízos aparecem, uma semana com prática de atividade física e alimentação correta também se reverte em benefícios visíveis", diz.  

Seis maneiras de perder os quilos acumulados nas férias

1 de 6

Regule o sono

Nas férias, é comum curtir programas que vão até mais tarde do que o normal. O problema é que essa mudança atrapalha o sono. Dormir menos que oito horas por noite eleva os níveis da grelina, conhecida como hormônio da fome, e diminui a quantidade de leptina, hormônio que auxilia no emagrecimento. Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, evitar a prática de atividades agitadas e estimulantes — como fazer exercícios ou assistir à televisão — meia hora antes de ir dormir contribui para a qualidade do sono.

Nenhum comentário: