1.29.2014

Estique seu dia: dicas para fazer seu tempo render muito mais

Já que não é possível multiplicar suas 24 horas, o jeito é fazer com que cada minuto renda ao máximo. Estratégias práticas ajudam a deixar seu cotidiano menos louco e corrido

Gislene Pereira e Tracy Erb Middleton
Foto: Getty Images
Seus dias são sempre um pouco caóticos? Você gostaria de dobrar as 24h disponíveis para dar conta das tarefas?
Keep calm e siga nossas dicas para continuar bonita, eficiente e realizada... Ufa! sem perder o rebolado.
1. Mova o relógio
Sem tempo para o café da manhã? Se acordar 15 minutos mais cedo, é possível preparar uma vitamina caprichada. Para não correr o risco de apertar o botão soneca vezes seguidas, coloque o celular longe da cama. "Se o quarto for uma suíte, deixe o aparelho no banheiro", sugere o americano Kyle Pott, consultor de produtividade pessoal. "Você terá de levantar para desligar o alarme, e, veja só, o chuveiro estará logo ali."

2. Organize-se
Não ataque sua lista de tarefas de forma aleatória: agrupe os itens semelhantes e resolva-os numa tacada só. Você vai contar grupos - e não afazeres isolados.


3. Queime gordura
"Fazer atividades de alta intensidade durante 8 a 12 minutos queima tantas calorias quanto fazer um exercício de intensidade moderada por 25 a 30 minutos", diz o personal trainer americano Jonathan Ross. Enxugue medidas rapidamente: escolha um aparelho de cárdio (bicicleta, esteira ou transport), exercite-se por 1 minuto em alta intensidade (nível 7 ou 8 numa escala de 1 a 10), seguido de 1 minuto de exercício em intensidade baixa (2 ou 3 na mesma escala), até completar o treino.

4. Pense rápido
Os e-mails não param de chegar? "Responda aos que você pode resolver e encaminhe para a pessoa mais indicada os que você não consegue", ensina Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Deixá-los na caixa de entrada fará você gastar o dobro do tempo com cada um que reabrir. Reserve horários definidos para eles - a cada 30 minutos ou depois que concluir uma tarefa. Caso alguém tenha um assunto urgente, tenha certeza de que seu telefone irá tocar.


5. Saiba a hora de parar
Precisa dar um jeito na cozinha depois do jantar, mas nem sabe por onde começar? Foque numa tarefa por 25 minutos ininterruptos. Descanse por 5 e coloque a mão na massa novamente. A princípio, parar no meio da obrigação faz pouco sentido, mas pausas estratégicas ajudam você a trabalhar mais rápido, pois melhoram a agilidade mental e aumentam o rendimento.

6. Xô, sugadores de tempo
Não há mal em entrar no YouTube para conferir o hit do momento ou correr para o Facebook ao receber o aviso de que foi marcada em uma foto. Cuidado, porém, para não ser pega pelos tentáculos de sites como esses: pular de link em link - ou de perfil em perfil - pode fazê-la gastar minutos preciosos do seu dia, sem gerar nenhum benefício concreto. "Reserve um período às redes sociais, como no começo ou fim do expediente ou na hora do almoço", recomenda Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, de São Paulo.

7. Compre de forma inteligente
Há lugares bem mais interessantes para ir em uma quarta-feira à noite do que ao supermercado, mas vale mais a pena encarar as gôndolas no meio da semana do que esperar o sábado chegar - e enfrentar um congestionamento no caixa. Divida a compra do mês em dois dias na semana: priorize os produtos urgentes e deixe os demais para a visita seguinte. E não se esqueça da listinha: "Quem não anota os itens necessários gasta até três vezes mais tempo tentando se lembrar do que precisa", diz Da Matta. A compra online poupa seu tempo - mas veja se o estabelecimento faz entrega com hora marcada ou se você terá de escalar alguém para receber as sacolas.

8. Seja boa de lábia
Uma pessoa querida insiste para você acompanhá-la num programa no fim de semana, justamente quando você havia planejado adiantar um projeto do trabalho. Há três opções: dizer não - e talvez magoar quem a chamou -; aceitar o convite e ralar dobrado nos dias seguintes; convencer a pessoa de que sua presença é dispensável. "Dizer frases como `Tenho certeza de que você quer o melhor para mim' pode parecer forçar a barra, mas faz a pessoa repensar se deve ser insistente", diz Da Matta. Evite essas saias justas anunciando seus compromissos aos mais próximos. Já sabe que terá algo importante nas semanas seguintes? Diga à família e aos amigos. Assim não terá de se desdobrar para agradar o marido, que decidiu visitar a mãe no interior em cima da hora.

Nenhum comentário: