1.30.2014

Vendas de shoppings crescem 8,6% no país em 2013, diz associação

ESSE É O PAIS QUE ESTÁ DANDO CERTO.....

Mercado registrou um faturamento de R$ 129,2 bilhões.

Vendas, contudo, desaceleraram em 2013; em 2012, alta foi de 9,97%.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo
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O mercado de shopping centers brasileiro registrou um faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% (crescimento nominal, ou seja, sem considerar a inflação) nas vendas em relacao ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).
O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia"
Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce
As vendas do setor, no entanto, desaceleraram no ano passado. Em 2012, o crescimento foi de 9,97%. "O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia", avaliou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.
Ao longo do ano pasado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades.
A Abrasce preve crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.
O número de fequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhoes de visitas por mês em 2012 para 415 milhões em 2013, um crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.
Fora das capitais
O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades que não são capitais, sobre 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação.

Segundo a associação, pela primeira vez o percentual de shoppings fora das capitais e igual ao de shoppings na capitais.
A entidade prevê a inauguração de mais de 40 shoppings até o final do ano, 30 deles em cidades que não são capitais, o que aponta para uma tendência cada vez maior de interiorização desses empreendimentos.
Público
O censo da Abrasce aponta que 41% dos frequentadores de shoppings são da classe B. A classe C representa 37% do publico e a classe A, 22%.

"Observamos um crescimento da classe C, mas historicamente a classe B sempre foi o maior público", disse Veiga.
O sábado e o dia com maior público, recebendo 24% dos visitantes da semana. A sexta-feira reune 16% dos frequentadores e o domingo, 14%.

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