6.22.2011

ASMA: UM MAL QUE ATINGE PESSOAS DE TODAS AS IDADES

Asma: um mal que atinge pessoas de todas as idades

Todo cuidado é pouco com essa doença

A chegada do inverno e dos dias frios favorece bastante uma das doenças crônicas mais comuns no mundo: a asma. Esta doença que atinge crianças, jovens e adultos é responsável pela internação de mais de 300 mil pessoas por ano no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Nesta terça-feira, dia 21 de junho, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Asma, doença que se não for tratada pode levar à morte. 
A estação fria e o ar seco transformam-se em mecanismo irritante das vias aéreas o que pode propiciar crises de asma. “A asma é uma inflamação aguda das vias aéreas, que causa o fechamento dos brônquios, levando a dificuldades respiratórias”, explica o pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças Dr. João Adriano de Barros.
Outros fatores como a predisposição genética, a poeira e ácaro também são fatores que levam ao processo inflamatório. De acordo com o Datasus (Banco de Dados do Sistema Único de Saúde), a doença é a terceira causa de hospitalizações no Sistema Único de Saúde, levando o Brasil para o oitavo lugar no ranking da prevalência do problema, que pode ocasionar a outras enfermidades. Segundo o pneumologista, “se não for devidamente controlada, a asma pode interferir em toda função pulmonar do indivíduo, levando a infecções pulmonares e pneumonia”.
Os sintomas da doença podem aparecer em qualquer idade. “O mais comum é aparecerem na infância, porém podem ocorrer muito tempo depois. Há pacientes que começam a ter crises quando são idosos”, conta o pneumologista. Ainda, segundo ele, é importante ressaltar que há pessoas alérgicas que não desenvolvem o problema. “A manifestação da alergia é variável. Podemos dizer que a maioria dos pacientes com asma são alérgicos, porém nem todo alérgico tem ou terá asma”, informa Dr. João.
Itens como tapete, cortina, livros no quarto, bichos de pelúcia precisam ser retirados dos ambientes, pois são depositórios dos ácaros domésticos. Segundo o médico, “fazer exercícios físicos, controle do peso e de estresse emocional é essencial para um bom controle da doença”.
Diagnóstico
Consulta médica, testes físicos e a espirometria, exame que mede a função pulmonar, podem diagnosticar a doença. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos antiinflamatórios e preventivos e de medicamentos inalados, que, segundo o pneumologista, costumam ser mais eficazes.
Asma pode levar à morte
É preciso ficar atento, pois se não a doença não for tratada de forma adequada ela pode levar o paciente à morte. No mundo, estima-se que a doença seja responsável por 250 mil mortes anuais, sendo que no Brasil essa taxa é de aproximadamente duas mil por ano.

Nenhum comentário: