6.23.2011

Bebidas alcoólicas para pessoas com mais de 65 anos

Médicos britânicos recomendaram na última terça-feira que os limites de consumo de bebidas alcoólicas para pessoas mais velhas devem ser diminuídos, a fim de que eles alcancem uma qualidade de vida física e mental melhor. Os especialistas indicam um limite de 1,5 unidade por dia para homens - pouco mais de 500 ml de cerveja, o que é muito menos que a recomendação atual de três a quatro unidades por dia. Para as mulheres acima de 65 anos, eles afirmam que o consumo máximo deveria ser diminuído de três unidades por dia, para apenas uma. Meio litro de cerveja conta como uma unidade e uma pequena taça de vinho equivale a uma unidade e meia.
A combinação de um crescente uso de álcool e o envelhecimento da população está criando uma geração de "viciados ocultos" que precisam de ajuda urgente, afirma um relatório do Royal College of Psychiatrists.
Um terço das pessoas mais velhas com problemas com álcool desenvolvem as complicações mais tarde devido a questões que vão desde a pressão de lidar com a morte até o tédio da aposentadoria. Tony Rao, consultor em psiquiatria para a terceira idade e um dos autores do relatório, disse ao "Daily Mail":
- Conforme envelhecemos, há outros fatores complicadores como aumento dos problemas de memória, problemas de saúde física e menor habilidade para liberar os teores de álcool do sangue. Isso significa que o efeito do que nós normalmente chamaríamos de limites seguros é atualmente mais danoso para pessoas mais velhas.
O corpo mais envelhecido contém menos água e mais gordura, o que indica que menores quantidades de álcool podem fazer mais estragos. O fígado leva mais tempo para quebrar as moléculas de álcool, o que significa que perduram por mais tempo no organismo.
Além disso, o cérebro é mais rapidamente afetado, e aumenta o risco de problemas de memória, coordenação, quedas e fraturas. O relatório alerta que o crescente uso de álcool e drogas entre a geração baby boom está criando "um problema de saúde pública em vias de expansão".
O ingestão de drogas ilegais e o uso inadequado de remédios se tornaram recorrentes entre as pessoas com mais de 40 anos e espera-se que muitas dessas pessoas mantenham esses hábitos conforme envelhecem.
O Globo

Homens são mais propensos a morrer antes dos 65

Patricia Zwipp
Fumo, excesso de álcool, uso de drogas e comportamentos sexuais de risco tornam os homens duas vezes mais propensos que as mulheres a morrer antes dos 65 anos, de acordo com um estudo da União Europeia. O levantamento aponta 630 mil óbitos por ano de pessoas do sexo masculino em idade ativa, em comparação com 300 mil do feminino. Os dados são do jornal Daily Mail.


Em toda a Europa, 63% dos homens fumaram em algum momento da vida, contra 45% das mulheres. Estima-se que cerca de uma em cada sete mortes poderia ser atribuída ao hábito.
Eles também apresentam probabilidade maior que elas de abusar de bebidas e drogas. Em 23 dos 31 países, a taxa de mortalidade masculina por doença hepática crônica é pelo menos duas vezes maior que a feminina. Fora isso, 82% das overdoses de heroína acontecem em homens.
"Estilo de vida não é simplesmente o produto de escolha individual. Aqueles que estão em condições materiais e sociais pobres comem de maneira menos saudável, fazem menos exercício e são mais propensos a fumar ou usar drogas", disse o autor Richard de Visser, da Universidade de Sussex, na Inglaterra, ao jornal. "Há uma crescente conscientização da necessidade de modificar os hábitos no início da vida entre os homens envolvidos em comportamentos prejudiciais à saúde."

Fumo, excesso de álcool, uso de drogas e comportamentos sexuais de risco tornam os homens duas vezes mais propensos que as mulheres
Fumo, excesso de álcool, uso de drogas e comportamentos sexuais de risco tornam os homens duas vezes mais propensos que as mulheres

Nenhum comentário: