6.23.2011

Cuidados com a depilação a laser



A depilação a laser se popularizou ultimamente. É comum ver, nos sites de compra coletiva, ofertas desse tratamento a preços reduzidos.
Assim, homens e mulheres são atraídos para esse tipo de oferta que promete o fim dos pelose, muitas vezes, não levam em consideração os cuidados necessários com esse tipo de procedimento.
Mas é preciso ficar atento. Os profissionais devem ser capacitados, os equipamentos devem ser registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e as clínicas devem ter tradição nesse segmento.
Preço é importante mas, quando se trata de depilação a laser, outros fatores, como os citados, devem ser levados em consideração.
É preciso, também, conhecer algumas dicas sobre o assunto, ou seja, quem pode fazer o laser e quais os cuidados antes e depois das sessões. Veja algumas perguntas e respostas:
Para quais tipos de pele a depilação a laser é indicada?
Para todos os tipos de pele. Peles negras requerem equipamentos específicos. É importante lembrar que a depilação a laser é melhor para pelos escuros e pode não funcionar tão bem  para pelos brancos ou loiros muito claros.
Quais os cuidados necessários que se deve ter antes e depois da depilação?
O principal é não  estar bronzeado. Outro fator importante é  não  utilizar métodos que arranquem o pelo pela raiz (cera ou pinça) um mês antes da sessão. Os pelos podem ser raspados, com lâmina de barbear, dois dias antes da sessão. Anestésicos podem ser usados, desde que em pequenas regiões como virilhas, buço, barba  e axilas. Em regiões grandes como pernas, devem ser evitados, pelo risco de intoxicação.
Quais os itens que devem ser levados em consideração para avaliar a  qualidade do serviço?
Os pacientes, ao optarem pela depilação a laser, devem analisar e se informar sobre o local onde será feito o procedimento, quem é o responsável médico pelo local e quem fará o acompanhamento. Também devem se informar sobre o resultado esperado e ter uma ideia de quantas sessões serão necessárias de acordo com a região, o tipo de pele e de pelo que possui.
Quais as possíveis reações que a pele pode apresentar?
Normalmente pode surgir uma leve ardência ou  alguma vermelhidão.
A depilação é definitiva?
Não existe a depilação definitiva. Em média, os pelos são eliminados em 20 a 30% em cada sessão. Esses pêlos não nascem mais. Ao final do tratamento podem restar alguns pelos ou algumas penugens, dependendo de cada caso.
A aplicação dói?
Há uma certa ardência cuja intensidade depende de cada pessoa, da região que está sendo depilada, do nível de stress da cliente. Pomadas e cremes anestésicos diminuem a sensação de desconforto na pele.
Quantas sessões são necessárias para acabar com  pelos?
Normalmente a  indicação é entre 6 a 10 sessões, dependendo da área a ser depilada e a cor da pele da cliente.
Com que freqüência se realizam as sessões? Aproximadamente 30 a 40  dias entre uma sessão e outra.
Qual o tempo de duração de uma sessão?
Depende da área. A virilha, por exemplo, leva em média 30 minutos e as axilas de 10 a 15 minutos.
O que deve ser feito após a sessão?
Proteger a área depilada com protetor solar e evitar o sol.
O laser mancha a pele?
Todos os tratamentos realizados na pele podem levar  a alteração na sua  cor . No caso da depilação  a laser , isso é raro e quando ocorre é totalmente  reversível .

Nenhum comentário: